{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://otempo.scene7.com/is/image/sempreeditora/am%C3%A9rica-america-america-mg-alencar_da_silveira-1735062516?qlt=90&ts=1735062621630&dpr=off
Alencar se prepara para assumir vaga no TCE-MG e deixar presidência do Conselho do América
O presidente do América e deputado estadual, Alencar da Silveira Jr., é candidato único à vaga no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais e deverá deixar o comando do Conselho do clube.
O América está se organizando para uma mudança no comando do Conselho de Administração (CA) do clube. Alencar da Silveira Jr, atual presidente do Conselho e deputado estadual, está se preparando para assumir uma vaga de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG). Ele é o único candidato à vaga.
Processo de Indicação e Nomeação
De acordo com a legislação, Alencar não pode exercer simultaneamente a presidência do Conselho e ocupar uma cadeira no TCE-MG. A candidatura única dele foi oficializada na última terça-feira (9), após o deputado estadual Sargento Rodrigues (PL) desistir da disputa pela vaga deixada pelo ex-conselheiro José Alves Viana. A indicação de Alencar tem o apoio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Ele será sabatinado no Legislativo Estadual na próxima segunda-feira (14). Se aprovado, a votação em plenário está prevista para agosto, após o recesso parlamentar. Em seguida, caberá ao governador Romeu Zema (NOVO) formalizar a nomeação, que pode ocorrer em até 30 dias. A posse poderá ser realizada em até 60 dias após a nomeação oficial.
Transição e Permanência no América
Segundo o América, durante o período de transição, Alencar continuará exercendo suas funções como presidente do Conselho e liderará o processo de passagem de cargo junto ao Conselho de Administração.
Em entrevista à reportagem da TV Sim Brasil, Alencar afirmou que deve permanecer no comando até setembro ou outubro deste ano. Antes de sair, pretende realizar encontros com líderes de torcidas e membros dos demais conselhos do clube para apresentar a situação operacional do América e prestar contas de sua gestão.
"Vou ter a oportunidade de me sentar com os representantes das torcidas, mostrar a realidade do América e o que a gente está fazendo. Também pegar sugestões de todos para o próximo membro do Conselho Administrativo. Vou fazer uma reunião de todos os conselhos para entregarmos a nossa prestação de contas desse período à frente do clube", disse Alencar.
Mandato e Futuro do Conselho
Alencar foi reeleito presidente do Conselho do América em novembro de 2023, com mandato válido para o triênio 2024-2026. Isso significa que os demais membros do Conselho continuarão à frente do clube. O Conselho receberá um novo membro para substituir Alencar, enquanto a presidência será alterada.
O atual presidente retornou ao comando do futebol do clube após Marcus Salum deixar o cargo para se dedicar ao projeto de Sociedade Anônima do Futebol, ocorrido na virada de 2024 para 2025.