{{noticiaAtual.categoria.titulo}}

{{noticiaAtual.titulo}}

{{clima.temp}} °C

{{clima.description}} em

{{relogio.time}}

{{relogio.date}}
Haddad avalia como "ótimo" o gesto de Trump a Lula e confirma encontro com Bessent
Fonte da imagem: https://midias.em.com.br/_midias/jpg/2025/02/10/1000x1000/1_54268520416_b36c06e20b_k_e1736980234792_990x557-46206474.jpg?20250210004235?20250210004235

Haddad avalia como "ótimo" o gesto de Trump a Lula e confirma encontro com Bessent

Ministro da Fazenda destaca possibilidade de discutir aplicação da Lei Magnitsky a ministro do STF em reunião com secretário do Tesouro dos EUA

Por Admin

05/10/2025 14:33 · Publicado há 1 dia
Categoria: Política

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que deve se reunir na próxima semana com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent. Haddad considerou "ótimo" o sinal enviado por Donald Trump, que afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) poderia ligar para ele quando desejasse.

Preparativos para a reunião

As equipes dos dois países já começaram os contatos para organizar os detalhes do encontro. Haddad afirmou: “Finalmente nós vamos ter uma reunião mais longa e mais focada na decisão, até aqui unilateral dos Estados Unidos, em relação ao Brasil”. Ele também ressaltou que a disposição para o diálogo é mútua. “A recíproca eu tenho certeza que é verdadeira, também. O presidente Lula estaria disposto a receber um telefonema dele quando ele quisesse também. E, conforme eu já disse anteriormente, é muito importante a gente preparar esse encontro, preparar essa conversa".

Temas a serem discutidos

Durante a reunião, Haddad destacou a possibilidade de abordar a aplicação da Lei Magnitsky ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo o ministro, o secretário do Tesouro é responsável pela regulamentação de questões relacionadas a contas correntes de autoridades, o que torna importante a conversa para esclarecer o funcionamento do sistema judiciário brasileiro. Haddad explicou: “Por isso, vale a pena termos uma conversa prévia com Bessent, para esclarecermos, sobretudo, como funciona o sistema judiciário brasileiro”.

Negociações e tarifas

Tarifas de 50% sobre produtos brasileiros estão previstas para entrar em vigor na quarta-feira (6). Questionado sobre a possibilidade de o Brasil suspender negociações com os Estados Unidos em razão da medida, o ministro afirmou que “não há essa vinculação”. Ele destacou que a vigência das tarifas não implicará a saída do Brasil da mesa de negociações.

Esse site usa cookies.

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Termos de uso & Política de privacidade