{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://otempo.scene7.com/is/image/sempreeditora/aparte-prefeitura_de_belohorizonte-secretaria_de_meioambiente-1744828179?qlt=90&ts=1744828275881&dpr=off
Subsecretária da PBH é chamada de 'secretária dos animais' em rede social
A cidade de Belo Horizonte esclarece a função de Maria Clara Rêgo após polêmica nas redes sociais.
No dia 21 de fevereiro, Maria Clara Rêgo, subsecretária de Bem-Estar Animal da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), gerou repercussão ao publicar nas redes sociais uma imagem que sobrepunha sua foto com a mensagem: "Podemos conversar assim para não tampar a foto da nova Secretária dos Animais de Belo Horizonte?". Na legenda, ela expressou um compromisso com a causa animal: "Prometo me dedicar com todo o amor, preparo e responsabilidade que o cargo exige e, para além disso, espero corresponder à altura. Muito obrigada pela confiança, prefeito em exercício Álvaro Damião e prefeito Fuad Noman, @prefeiturabh. Contem comigo e com meu total esforço!".
Esclarecimentos da Prefeitura
Ainda que a publicação tenha atraído a atenção de ativistas e do público, a PBH esclareceu que não existe uma "secretaria dos animais", mas sim uma subsecretaria ligada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA). A subsecretaria, que cuida do bem-estar animal, é coordenada por Maria Clara Rêgo, que possui um papel estratégico dentro da SMMA, presidida interinamente por Gelson Leite.
Postura nas Redes Sociais
Maria Clara, que é ativa nas redes sociais, utiliza seu perfil para compartilhar seu trabalho e interagir com a comunidade. Em sua biografia no Instagram, ela se descreve como "Secretária Adjunta de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal de Belo Horizonte", cargo que ocupou anteriormente. Embora tenha usado a expressão "secretária dos animais" para resumir sua apresentação, ela defende que a maioria das pessoas está ciente de sua verdadeira função, conforme indicado no site da prefeitura.
Impacto na Causa Animal
Em conversa com a coluna, Maria Clara ressaltou a importância da criação da subsecretaria para a causa animal na administração pública. Desde a campanha eleitoral, o prefeito Fuad Noman se comprometeu com essa causa, e o atual prefeito interino Álvaro Damião continua a apoiar programas como o Hospital Público Veterinário. Segundo Maria Clara, a subsecretaria está em fase de planejamento e aberta à população, buscando fortalecer a atuação de protetores e ativistas.
Trajetória de Maria Clara Rêgo
Formada em Marketing, Maria Clara já ocupou cargos na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Sua chegada à PBH, em agosto de 2023, foi parte de uma reestruturação política, onde ela substituiu Osvaldo Lopes, outro defensor da causa animal. Com as recentes mudanças administrativas, a SMMA foi dividida em três subsecretarias, incluindo a de Bem-Estar Animal, que Maria Clara lidera desde fevereiro de 2025.