{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://midias.em.com.br/_midias/jpg/2024/04/18/520x405/1_wmc6comissao-36317718.jpg?20250211184419?20250211184419
ALMG organiza comissões e elege novos presidentes para o biênio
Estruturação das comissões marca o início dos trabalhos legislativos em Minas Gerais.
Os deputados da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) definiram, na última terça-feira (11/2), os indicados para 22 das 23 comissões permanentes da casa. Esta reorganização é o passo final para a retomada das atividades práticas no Legislativo, que deve se intensificar na próxima semana, em um ano que promete ser movimentado para a análise de projetos que interessam ao governo de Romeu Zema (Novo).
Comissões Principais
As três comissões que têm maior influência na Assembleia, controlando a maioria dos Projetos de Lei, continuam sendo lideradas pela base do governo. A Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO) será presidida novamente pelo deputado Zé Guilherme (PP), que se destaca como um dos principais aliados do governador dentro do Legislativo.
Novos Líderes e Mudanças
A presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) foi confiada ao deputado Doorgal Andrada (PRD), enquanto a Comissão de Administração Pública (APU) será liderada por Adalclever Lopes (PSD), ex-presidente da ALMG. Lopes retorna ao Legislativo após um período fora, e sua escolha foi bem recebida pelo Executivo, que demonstra confiança em sua capacidade de conduzir as pautas relevantes.
Temas Prioritários
Entre os principais assuntos a serem discutidos, destaca-se a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que busca eliminar a exigência de consulta popular para a privatização de empresas estatais no setor de energia e saneamento, como a Cemig e a Copasa. O governo também pretende enviar, até o início de março, legislações que adequam as normas estaduais para a adesão ao Programa de Pleno Pagamento da Dívida dos Estados (Propag).
Distribuição de Comissões
A base do governador controlará outras 10 comissões, incluindo as de Saúde, Agropecuária e Meio Ambiente. A oposição, representada pelo Bloco Democracia e Luta, presidirá seis comissões, destacando-se a Comissão de Cultura e a Comissão de Direitos Humanos. Enquanto isso, a bancada do PL, que se tornou independente recentemente, comandará três comissões e promete manter uma relação de colaboração com o governo, apesar de sua nova posição.
Definição de Lideranças
Na mesma sessão, foram designados os líderes da Assembleia: Roberto Andrade (PRD) será o líder da Maioria, enquanto Cristiano Silveira (PT) liderará a Minoria. O colégio de Líderes também inclui representantes de vários outros blocos, reforçando o equilíbrio de forças dentro da Assembleia.