{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://midias.em.com.br/_midias/jpg/2025/07/19/1200x720/1_untitled_design___2025_07_19t083755_118-56903291.jpg?20250719083816?20250719083816
Fafá de Belém ironiza tornozeleira eletrônica de Bolsonaro durante show em Belém
Cantora faz piada sobre o monitoramento do ex-presidente e provoca reação mista do público
A cantora Fafá de Belém provocou risos durante um show em Belém (PA), na sexta-feira (18/7), ao fazer uma ironia sobre o uso da tornozeleira eletrônica pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Enquanto cantava a música “Vermelho”, ela comentou: "Olha a tornozeleira aí, gente." Em seguida, caiu na gargalhada, contagiando parte da plateia.
Reação do público e contexto do comentário
Durante a apresentação, Fafá disse: "O velho comunista se aliançou ao rubro do rubor do meu amor. Olha a tornozeleira aí, gente!". A reação do público foi dividida: alguns aplaudiram e riram, enquanto outros vaiaram. Parte dos presentes entoou o coro "vai para a cadeia", que também foi mencionado pela cantora no palco.
Medidas cautelares impostas a Jair Bolsonaro
Na mesma semana, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou novas restrições para Bolsonaro no âmbito de uma investigação que apura uma suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Segundo a Polícia Federal, houve risco de fuga e descumprimento de ordens judiciais, o que motivou o endurecimento das medidas.
As restrições incluem:
- Uso de tornozeleira eletrônica com monitoramento por geolocalização;
- Recolhimento domiciliar noturno, das 19h às 7h, inclusive aos finais de semana;
- Proibição de uso de redes sociais, inclusive por meio de terceiros;
- Proibição de contato com outros investigados, incluindo seu filho Eduardo Bolsonaro;
- Proibição de contato com testemunhas do processo;
- Proibição de contato com representantes estrangeiros, como diplomatas e embaixadores;
- Proibição de ingresso em sedes diplomáticas ou residências oficiais internacionais;
- Retenção do passaporte;
- Proibição de deixar o país sem autorização judicial;
- Proibição de frequentar eventos públicos com potencial de mobilização política.
Próximos passos do julgamento
A Primeira Turma do STF marcou sessões até o dia 26 de março para julgar Bolsonaro. O ex-presidente ainda não se pronunciou diretamente com a imprensa sobre o caso, mas antes afirmou que o ministro Alexandre de Moraes já tinha uma sentença pronta contra ele.
Bolsonaro é acusado por uma série de crimes que, somados, podem resultar em mais de 28 anos de prisão, mas Moraes afirmou que "é possível que Bolsonaro seja absolvido na ação criminal, porque o julgamento está apenas começando".
Agenda de Fafá de Belém
Fafá de Belém se apresenta neste sábado (19/7) em Belo Horizonte, no Arraiá de Belô, no Mineirinho. A apresentação está marcada para as 22h30 e a entrada é gratuita.