{{noticiaAtual.categoria.titulo}}

{{noticiaAtual.titulo}}

{{clima.temp}} °C

{{clima.description}} em

{{relogio.time}}

{{relogio.date}}
MG: Nova Diretoria da Associação das Cidades Históricas é Eleita
Fonte da imagem: https://www.em.com.br/static/placeholder.png

MG: Nova Diretoria da Associação das Cidades Históricas é Eleita

Ângelo Oswaldo, prefeito de Ouro Preto, assume a presidência da entidade que representa 30 municípios.

Por Admin

29/01/2025 22:02 · Publicado há 3 mêses
Categoria: Política

Na tarde desta quarta-feira (29/1), durante uma assembleia-geral realizada no Palácio da Liberdade, Belo Horizonte, Ângelo Oswaldo, prefeito de Ouro Preto, foi eleito presidente da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, cargo que ocupará no biênio 2025-2026.

Novos Líderes da Associação

O vice-presidente da associação será Geferson Giordani Burgarelli, prefeito de Diamantina, enquanto Alcemir Moreira, de Santa Bárbara, assumirá o cargo de segundo vice-presidente. Ângelo Oswaldo sucederá o ex-prefeito de Itapecerica, Wirley Reis, que recentemente tomou posse na presidência da Fundação de Artes de Ouro Preto (Faop).

A Importância das Cidades Históricas

As Cidades Históricas de Minas Gerais abrigam quatro patrimônios mundiais e cerca de 50% do acervo histórico tombado no Brasil. Entre os destaques estão a Pampulha em Belo Horizonte, Ouro Preto, o Santuário Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas, e o Centro Histórico de Diamantina, localizado no Vale do Jequitinhonha.

Reunião Prévia com Secretários

Antes da assembleia, os prefeitos participaram de uma reunião com o secretário de Cultura e Turismo de Minas, Leônidas Oliveira, e outros membros da pasta, incluindo a subsecretária de Turismo, Patrícia Moreira, e o presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, João Paulo Martins.

Sobre a Associação

A Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, fundada em 2003, é uma entidade civil sem fins lucrativos que conta com a participação de 30 municípios. Além dos quatro patrimônios mundiais, a associação abriga o único Patrimônio Agrícola do Brasil, o Sistema Agrícola dos Apanhadores de Flores Sempre-Vivas, uma tradição centenária da Serra do Espinhaço, reconhecida pela FAO.

Municípios Representados

Os municípios que fazem parte da associação incluem: Brumadinho, Baependi, Barão de Cocais, Bom Jesus do Amparo, Conceição do Mato Dentro, Caeté, Catas Altas, Cataguases, Congonhas, Campanha, Diamantina, Itabira, Itabirito, Itapecerica, Januária, Lagoa Santa, Mariana, Nova Era, Ouro Preto, Ouro Branco, Paracatu, Pitangui, Prados, Santa Bárbara, Serro, São João del-Rei, São Thomé das Letras, Sabará, Santa Luzia e Tiradentes.

Esse site usa cookies.

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Termos de uso & Política de privacidade