{{noticiaAtual.categoria.titulo}}

{{noticiaAtual.titulo}}

{{clima.temp}} °C

{{clima.description}} em

{{relogio.time}}

{{relogio.date}}
‘Mandacaru’, em BH, promete fundir cozinhas mineira e nordestina com toque francês
Fonte da imagem: https://medias.itatiaia.com.br/dims4/default/88db99c/2147483647/strip/true/crop/1199x675+0+0/resize/1000x563!/quality/90/?url=https%3A%2F%2Fk2-prod-radio-itatiaia.s3.us-east-1.amazonaws.com%2Fbrightspot%2F20%2Fe0%2F8e8874d64b199bff03333379a0da%2Fcapa-mate

‘Mandacaru’, em BH, promete fundir cozinhas mineira e nordestina com toque francês

Comandado pela chef Simone Caldas, o restaurante destaca ingredientes como tapioca, costelinha e frutos do mar em um ambiente que valoriza memórias afetivas

Por Admin

20/07/2025 03:30 · Publicado há 12 horas
Categoria: Gastronomia

O restaurante Mandacaru, localizado no Mercado de Origem, no bairro Olhos d'Água, em Belo Horizonte, foi lançado oficialmente na quarta-feira (16) e já chama atenção pela proposta gastronômica assinada pela chef Simone Caldas.

A proposta do Mandacaru

Segundo Simone Caldas, que lidera o restaurante, a casa é "uma casa brasileira, é um sonho de mais de dez anos". O Mandacaru une as cozinhas nordestina e mineira, combinando essas tradições culinárias com técnicas francesas. A chef, que tem pai nordestino e mãe mineira, reforça que o restaurante vai além do ato de comer e beber, buscando despertar memórias afetivas nos frequentadores.

"Meu pai é nordestino, minha mãe é mineira. Então, isso não se trata somente de comida. Isso não se trata somente de sentar num lugar para pedir um prato e tomar uma cerveja. Isso se trata de memória. Cozinheiro que não tem memória, não tem história para contar, não tem sabor para apresentar", declarou Simone Caldas.

Localização e ingredientes

O Mandacaru está instalado no sexto andar (rooftop) do Mercado de Origem e destaca em seu cardápio ingredientes típicos como tapioca, costelinha, jerimum (abóbora), quiabo e frutos do mar.

Pratos e sobremesas

Dentre os pratos oferecidos, o restaurante serve polvo no vatapá e caruru com legumes grelhados, ostra gratinada, moqueca de arraia com pirão crocante de dendê, coxinha de feijão, dadinho de tapioca com melaço de rapadura, purê de jerimum, polvo no arroz negro e costela prensada. Para sobremesas, destaque para a cocada de forno com sorvete de abacaxi.

Funcionamento

O Mandacaru funciona de quinta a domingo, com horários variados: às quintas e sextas, das 18h à 00h; aos sábados, das 12h à 01h; e aos domingos, das 10h às 19h.

Sobre a chef Simone Caldas

Natural de Aracaju, Simone Caldas é nordestina, mãe de três filhos e formou-se inicialmente em cinema. Seu ingresso na gastronomia aconteceu de forma inesperada, quando foi inscrita por um amigo em um concurso nacional, sem seu conhecimento. A partir daí, conquistou um curso no Senac de Campos do Jordão (SP) e posteriormente foi indicada para a renomada escola Le Cordon Bleu, considerada a principal escola de gastronomia do mundo.

Além de comandar o Mandacaru, Simone também lidera o grupo Mallard.

Esse site usa cookies.

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Termos de uso & Política de privacidade