{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://otempo.scene7.com/is/image/sempreeditora/pol%C3%ADtica%20governo-brasilia-governo-lula-1740917086?qlt=90&ts=1747246161305&dpr=off
Lula se despede de Pepe Mujica em funeral no Uruguai
Presidente brasileiro destaca a vida do ex-presidente uruguaio como exemplo de luta política e doçura.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cancelou sua agenda e embarca para Montevidéu nesta quarta-feira (14) para participar do funeral do ex-presidente do Uruguai José 'Pepe' Mujica. Mujica faleceu na terça-feira (13), aos 89 anos, devido a um câncer no esôfago.
Lamento e Homenagem
Em nota divulgada, Lula expressou tristeza pela perda e ressaltou que a vida de Mujica "foi um exemplo de que a luta política e a doçura podem andar juntas". Ele estava na China e retornará ao Brasil na noite desta quarta-feira.
Legado de Mujica
"Amanheci em Pequim com a triste notícia de que Pepe Mujica partiu nos deixando cheios de tristeza, mas também de muitos aprendizados. Sua vida foi um exemplo de que a luta política e a doçura podem andar juntas. E de que a coragem e a força podem vir acompanhadas da humildade e do desapego", disse Lula.
Condecorações e Lutas
O presidente brasileiro havia condecorado Mujica com a ordem Cruzeiro do Sul em um encontro em dezembro do ano passado, na chácara onde o uruguaio passou seus últimos dias. Mujica foi um fervoroso defensor da democracia e um incansável militante pela justiça social ao longo de sua vida.
Despedida de um Amigo
A morte de Mujica encerra um elo construído entre ele e Lula durante 17 anos, marcados por encontros e despedidas entre os dois líderes na América do Sul.