{{noticiaAtual.categoria.titulo}}

{{noticiaAtual.titulo}}

{{clima.temp}} °C

{{clima.description}} em

{{relogio.time}}

{{relogio.date}}
Rodovias federais em Minas estão em processo de concessão
Fonte da imagem: https://midias.em.com.br/_midias/jpg/2025/02/02/520x405/1_br_116-45776937.jpeg?20250202202445?20250202202445

Rodovias federais em Minas estão em processo de concessão

Audiências públicas iniciadas visam garantir investimentos significativos para melhorias nas BRs 116 e 251 ao longo de 30 anos.

Por Admin

03/02/2025 05:04 · Publicado há 3 mêses
Categoria: Política

Mais duas rodovias federais estão passando por um processo de transferência para a iniciativa privada em Minas Gerais: a BR-251, localizada no Norte do estado, e a BR-116, que integra a Rio-Bahia no Leste mineiro. Conforme o cronograma divulgado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a primeira reunião pública, destinada a ouvir sugestões e contribuições para o projeto que abrange 734,90 quilômetros de rodovias, ocorreu hoje em Montes Claros, com leilões previstos para 2026.

Acidentes e Segurança

No ano passado, a BR-116 foi responsável pelo maior número de fatalidades em acidentes rodoviários em Minas Gerais. Um exemplo trágico foi o choque entre um ônibus e uma carreta com um bloco de granito, que resultou em 39 mortes em 22 de dezembro. Já a BR-251 é uma das vias mais movimentadas para transporte de cargas no estado e também uma das mais perigosas.

Expectativas de Melhoria

O objetivo da concessão é realizar obras significativas que reduzam tanto os acidentes quanto as mortes nas referidas rodovias, conforme solicitado por lideranças locais. O projeto de concessão prevê um investimento de R$ 12,4 bilhões ao longo de 30 anos. A BR-251 terá um trecho de 325 quilômetros, que vai do Anel Rodoviário de Montes Claros até o entroncamento com a BR-116, enquanto a BR-116 cobrirá um trecho de 409,9 quilômetros.

Propostas de Infraestrutura

As melhorias propostas incluem 178,4 quilômetros de duplicação, 240,97 quilômetros de faixas adicionais, 16,87 quilômetros de contornos, 29 paradas de ônibus, 36 passarelas e a instalação de sistemas avançados, como análise de tráfego e detecção automática de incidentes. A ANTT destacou que as audiências públicas são abertas tanto para lideranças quanto para o público em geral, permitindo a apresentação de sugestões sobre a concessão.

Próximas Audiências

A primeira audiência pública ocorreu na sede da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), em Montes Claros, onde foram discutidas a proposta de concessão da BR-251 e as condições da rodovia, que é marcada por uma alta taxa de acidentes, especialmente na perigosa Serra de Francisco Sá. A ANTT está prevista para realizar mais audiências em Teófilo Otoni e Brasília, onde novas sugestões serão debatidas.

Esse site usa cookies.

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Termos de uso & Política de privacidade