{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://otempo.scene7.com/is/image/sempreeditora/pol%C3%ADtica%20-%20betim-betim-pol%C3%ADtica-stellantis-1741638672?qlt=90&wid=1200&ts=1741965874039&dpr=off
Zema critica governo federal em evento em Sabará
Governador de Minas Gerais expressa preocupações sobre a gestão econômica do Brasil
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), voltou a fazer indiretas ao governo federal durante uma agenda em Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte. Em seu discurso em um evento que inaugurou uma nova linha da ArcelorMittal, Zema teceu críticas à gestão econômica do Brasil, sem mencionar diretamente o presidente Lula (PT) ou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT).
Criticas à Gestão Econômica
"Nas últimas décadas, surgiram mágicos da economia falando que é possível fazer uma economia avançar consumindo mais. É como uma pessoa que tem um tumor e vai precisar de radioterapia, mas alguém se aproveita disso e acaba dizendo que o consumo tem que ser aplicado sempre, como se a radioterapia provocasse saúde. O Brasil tem enfrentado esse tipo de problema, pessoas que se consideram acima dos economistas, dos Prêmios Nobel, da história de outros países que se desenvolveram. Então, é muito preocupante quando se acha que o consumo é o que resolve", declarou Zema.
Resposta ao Anúncio de Medida Provisória
O pronunciamento de Zema ocorreu dois dias após o ministro Fernando Haddad anunciar uma medida provisória que cria uma linha de consignado ao trabalhador da iniciativa privada, chamada "Crédito do Trabalhador". Durante a cerimônia de assinatura da medida, Lula ressaltou que o consumo é um motor para a economia: "É exatamente a capacidade de consumo que tem o povo que pode gerar a capacidade de industrialização [...] É importante que a gente lembre o papel do consumo", afirmou o presidente.
Ênfase na Produção
O governador, em seu discurso, enfatizou a necessidade de focar mais na produção do que no consumo, dizendo que o Brasil "briga contra as leis naturais da economia": "Quando você tem consumo em excesso e não tem uma produção suficiente, acho que qualquer um aqui entende o que vai acontecer. Se todo mundo quiser comprar arroz e não tivermos arroz em quantidade suficiente, tem inflação. Esse tem sido um problema crônico no Brasil. É como brigar contra a gravidade. No Brasil, infelizmente, brigamos contra as leis naturais da economia, que não podem ser revogadas. O setor produtivo muitas vezes não só é desconsiderado no Brasil, como infelizmente até quase criminalizado, como se trabalhar e produzir fosse crime".
Indiretas e Conflitos de Ideias
O novo discurso de Zema, cheio de indiretas ao governo federal, foi postado nas redes sociais após um encontro entre os chefes do Executivo estadual e federal, que foi marcado por troca de farpas, onde Zema afirmou que o presidente Lula está "desconectado da realidade".