{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://medias.itatiaia.com.br/dims4/default/35c5e17/2147483647/strip/true/crop/1199x675+1+0/resize/1000x563!/quality/90/?url=https%3A%2F%2Fk2-prod-radio-itatiaia.s3.us-east-1.amazonaws.com%2Fbrightspot%2Fcd%2F66%2F53a9ef99424cb41441d0942fa435%2Fdesign-se
Concurso de Cafés de Minas: Emater abre inscrições para produtores
Produtores mineiros têm até 5 de setembro para inscrever seus cafés especiais na 22ª edição do concurso
A Emater-MG iniciou nesta segunda-feira (21) as inscrições para o Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais de 2025, reconhecido como a mais tradicional competição dedicada exclusivamente aos cafés especiais produzidos no estado. Com mais de 20 anos de história, o concurso chega à sua 22ª edição, reforçando Minas Gerais como o principal produtor de cafés finos do Brasil.
Inscrições e Participação
Os cafeicultores interessados devem se inscrever até o dia 5 de setembro preenchendo uma ficha disponível online, que deve ser entregue impressa nos escritórios locais da Emater junto com uma amostra do café concorrente. A participação no concurso é gratuita. O regulamento completo, incluindo as orientações para inscrição, pode ser consultado no site www.emater.mg.gov.br.
Características do Concurso
De acordo com Willem de Araújo, coordenador técnico estadual da Emater-MG, “Minas tem uma característica única de reunir vários atributos, diferentes terroirs, e isso se reflete nos grãos que são produzidos nas principais regiões produtoras mineiras. Ao longo de todos estes anos de concurso, foram descobertos verdadeiros tesouros em nosso estado. O paladar de consumidores brasileiros e internacionais foram conquistados por esses cafés”.
Categorias e Critérios
Cada participante pode inscrever uma única amostra, escolhendo entre duas categorias: Café Natural ou Café Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado. O Café Natural pode passar ou não por lavagem antes da secagem, enquanto o Cereja passa por lavagem e descascamento antes da secagem. As amostras devem ser de café Arábica da safra 2025, tipo 2 (com no máximo quatro defeitos), peneira 15 ou maior, e teor de umidade entre 10% e 12%. Além disso, a lavoura deve ser georreferenciada e a cultivar identificada.
Avaliação e Premiação
As amostras serão avaliadas por uma comissão de especialistas, incluindo classificadores e degustadores experientes, que aplicarão a metodologia da Specialty Coffee Association (SCA). Somente cafés que alcançarem a pontuação mínima de 85 pontos avançam nas etapas do concurso. Os cafés serão classificados por região — Cerrado Mineiro, Sul de Minas, Matas de Minas e Chapada de Minas — e por categoria. Em dezembro, ocorrerá a cerimônia de premiação que anunciará o campeão estadual, vencedores regionais e premiará ainda a melhor cafeicultora, o melhor produtor certificado no programa Certifica Minas Café e os primeiros colocados associados a cooperativas do Sistema Sicoob Crediminas.
Recordação do Vencedor 2024
O grande campeão da edição anterior foi Onofre Alves Lacerda, de 79 anos, produtor de Espera Feliz, nas Matas de Minas, com a pontuação de 92,7. Seu café destaca notas variadas como mel, capim cidreira, açúcar mascavo, limão, laranja, hibisco, pêssego, manga, mamão, floral, cítrico, alecrim e baunilha. Onofre mantém a tradição familiar com o apoio dos filhos, netos e bisnetos.