{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://otempo.scene7.com/is/image/sempreeditora/pol%C3%ADtica%20governo-janja-papa_francisco-viagem-1739059367?qlt=90&ts=1740605805412&dpr=off
Lula e Janja celebram missa em apoio ao Papa Francisco no Palácio da Alvorada
Cerimônia realizada em Brasília visa a recuperação do Papa, internado com pneumonia dupla.
BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama Janja da Silva organizaram uma missa, nesta quarta-feira (26), em intenção pela saúde do Papa Francisco, internado há 12 dias com pneumonia em ambos os pulmões. A cerimônia acontece na Capela do Palácio da Alvorada.
Motivo da Missa
Segundo nota divulgada pelo Planalto, a iniciativa partiu de Lula e Janja "pelo imenso carinho, respeito e admiração que possuem pelo Papa Francisco e sua missão de vida". A missa será conduzida por três padres jesuítas e contará com a presença de Dom Raymundo Damasceno, cardeal e arcebispo emérito de Aparecida.
Encontro Anterior com o Papa
No início do mês, Janja se encontrou com o Papa Francisco no Vaticano, durante sua visita a Roma para participar de compromissos da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Em um vídeo publicado em seu perfil no Instagram, a primeira-dama apareceu cumprimentando o pontífice e conversando com ele em um escritório. Janja contou ter agradecido ao Papa pelas orações direcionadas à recuperação de Lula, que, após um acidente doméstico em outubro do ano passado, precisou passar por uma cirurgia de emergência em dezembro para drenar um hematoma intracraniano. "Ele perguntou muito sobre isso", disse Janja. "Toda vez que encontro com ele, é sempre muita emoção", completou.
Estado de Saúde do Papa
Em 2023, Lula e Janja já haviam se encontrado com Francisco, durante uma visita oficial ao Vaticano. Na ocasião, o casal trocou presentes com o líder da Igreja Católica em uma reunião de cerca de 45 minutos. A condição clínica do Papa Francisco, que enfrenta uma pneumonia dupla, mostrou uma leve melhora nas últimas 24 horas. A leve insuficiência renal observada nos últimos dias diminuiu, informou o Vaticano na noite desta quarta-feira (26), tarde no Brasil.