{{noticiaAtual.categoria.titulo}}

{{noticiaAtual.titulo}}

{{clima.temp}} °C

{{clima.description}} em

{{relogio.time}}

{{relogio.date}}
Política

STF retoma julgamento de ação contra Geraldo Alckmin

Gilmar Mendes libera recurso da PGR que busca reverter arquivamento de processo em favor de Alckmin

STF retoma julgamento de ação contra Geraldo Alckmin
Fonte: https://midias.em.com.br/_midias/jpg/2025/02/18/520x405/1_geraldo_alckmin_990x557-46716841.jpg?20250218070542?20250218070542

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai reavaliar um recurso da Procuradoria-Geral da República (PGR) que busca a continuidade de uma ação de improbidade administrativa contra Geraldo Alckmin, ex-governador de São Paulo. A decisão foi tomada pelo ministro Gilmar Mendes, que anteriormente havia pedido vista, interrompendo a análise do caso.

Contexto do Julgamento

A ação tinha sido arquivada pelo ministro Dias Toffoli, que considerou que as provas apresentadas eram inválidas. O recurso, apresentado pelo procurador Paulo Gonet, visa reverter essa decisão. A PGR alega que houve irregularidades relacionadas a doações da Odebrecht à campanha de Alckmin em 2014, quando ele foi reeleito pelo PSDB.

Desdobramentos da Ação

De acordo com o Ministério Público, o tesoureiro da campanha de Alckmin, Marcos Monteiro, teria recebido R$ 8,3 milhões da empreiteira. Toffoli decidiu archivar o processo após a defesa de Monteiro argumentar que as provas derivadas do acordo de leniência da Odebrecht não poderiam ser utilizadas. No entanto, a juíza responsável pela ação, Luíza Barros Rozas Verotti, acreditou que havia provas suficientes para a continuidade do processo, desconsiderando os argumentos de Toffoli.

Defesa e Argumentos

Paulo Gonet, ao contestar a decisão de Toffoli, afirmou que ele não deveria ser o relator do pedido e que a magistrada tinha fundamentos adequados para justificar a manutenção da ação. Gonet ressaltou a importância de salvaguardar a probidade administrativa, argumentando que as provas não podem ser consideradas inválidas sem análise mais aprofundada.

Esse site usa cookies.

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.