{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://midias.em.com.br/_midias/jpg/2025/02/14/520x405/1_lula_entrevista-46490604.jpg?20250214112809?20250214112809
Lula ameaça denunciar Trump à OMC se EUA taxar produtos brasileiros
Presidente brasileiro critica postura dos EUA e defende reciprocidade nas tarifas comerciais.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que, se o governo dos Estados Unidos decidir aplicar tarifas de importação sobre o aço brasileiro, o Brasil reagirá denunciando a situação à Organização Mundial do Comércio (OMC).
Reação do Brasil
Durante uma entrevista à Rádio Clube do Pará, Lula comentou sobre a possibilidade de taxação, afirmando: "Ouvi dizer que vai taxar o aço brasileiro: se fizer, nós vamos reagir comercialmente ou vamos denunciar à OMC ou taxar os produtos que a gente exporta aqui".
Reciprocidade nas Medidas
O presidente enfatizou sua preocupação com a política protecionista dos EUA, dizendo: "Nós queremos paz, não queremos guerra. O Brasil não tem contencioso internacional. Se o [Donald] Trump tiver esse comportamento com o Brasil, eu vou ter com os EUA. Haverá reciprocidade".
Críticas à Política Americana
Lula também criticou a postura dos Estados Unidos desde a Segunda Guerra Mundial, mencionando que o país se colocou como defensor da democracia, mas atualmente parece adotar um discurso contrário. Ele comentou: "Agora, estão defendendo o protecionismo, vou taxar os países, vou tomar o Canadá, o golfo do México, vou expulsar milhões de pessoas. É um discurso que não tem nada a ver com o que os EUA fizeram após a Segunda Guerra".