{{noticiaAtual.categoria.titulo}}

{{noticiaAtual.titulo}}

{{clima.temp}} °C

{{clima.description}} em

{{relogio.time}}

{{relogio.date}}
Defensoria Pública solicita investigação sobre uso de spray de pimenta em preso
Fonte da imagem: https://midias.em.com.br/_midias/jpg/2024/02/15/520x405/1_wpt60605-35056881.jpg?20250213085735?20250213085735

Defensoria Pública solicita investigação sobre uso de spray de pimenta em preso

Relato indica asfixia de Lucas Costa Brasileiro durante transferência no sistema penitenciário

Por Admin

13/02/2025 13:12 · Publicado há 2 mêses
Categoria: Política

A Defensoria Pública encaminhou um pedido ao Governo do Distrito Federal para investigar um relato de asfixia envolvendo um preso da Papuda, Lucas Costa Brasileiro, condenado por atos golpistas em 8 de janeiro de 2023. O episódio ocorreu em 20 de dezembro de 2024, durante uma transferência de detentos.

Contexto do Caso

Lucas Costa Brasileiro, que foi sentenciado pelo STF a 14 anos de prisão por crimes como golpe de Estado e associação criminosa armada, afirmou que durante a transferência, o uso de spray de pimenta dentro do camburão causou sufocamento tanto a ele quanto a outros detentos que estavam no veículo, que permaneceu fechado após o incidente.

Ação da Defensoria

Emmanuela Saboya, subdefensora pública-geral do DF, confirmou que a defesa foi acionada pela família do preso e, ante a gravidade do relato, realizou uma inspeção no local. "Nos preocupa a situação do preso e de sua família. Entendemos que o caso é grave. Não é a primeira vez que recebemos relatos sobre as condições dele", disse ela.

Recomendações e Relatos de Outros Detentos

A Defensoria Pública da União informou que seu protocolo após a denúncia inclui diligências e inspeções para verificar a situação. Além disso, detentos da mesma ala de Brasileiro relataram problemas como a repetição excessiva do cardápio e a falta de colchões adequados.

Agravação do Contexto Nacional

Os incidentes de 8 de janeiro de 2023, quando apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram as sedes dos três Poderes, resultaram em mais de 370 condenações, e o Ministério Público Federal argumenta que os atos visavam provocar um golpe de Estado. Políticos bolsonaristas frequentemente tentam minimizar a gravidade dos atos, rotulando-os apenas como vandalismo.

Esse site usa cookies.

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Termos de uso & Política de privacidade