{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://otempo.scene7.com/is/image/sempreeditora/brasil-fab-forca_aerea_brasileira-aviao-1739405588?qlt=90&ts=1739405679081&dpr=off
FAB abate avião venezuelano com tráfico de drogas em operação
Avião não obedeceu ordens de pouso e resultou na morte de dois traficantes
A Força Aérea Brasileira (FAB) abateu um avião venezuelano que estava transportando drogas e entrou ilegalmente no espaço aéreo do Brasil. O incidente ocorreu próximo a Manaus, capital do Amazonas, e foi registrado na terça-feira, dia 11 de fevereiro, mas só anunciado na quarta-feira, dia 12.
Detecção e Ação da FAB
De acordo com a FAB, a aeronave desobedeceu as ordens para alteração de rota ao entrar no espaço aéreo brasileiro. Inicialmente, as autoridades tentaram confirmar a identidade do avião, que não respondeu aos comandos. Para persuadir os ocupantes a pousarem, a Força Aérea disparou tiros de aviso.
Classificação e Consequências
Como resultado da falta de cooperação, a aeronave foi classificada como “hostil”. Em conformidade com os protocolos do Decreto nº 5.144 de 2004, o avião foi alvo de “tiros de contenção”, com o objetivo de impedir sua progressão. Tragicamente, dois indivíduos a bordo foram mortos durante a operação, e a Polícia Federal recuperou drogas no interior da aeronave abatida.
Repercussão e Contexto
O incidente levanta questões sobre a segurança das fronteiras e a crescente atividade do tráfico de drogas na região amazônica. Autoridades e especialistas avaliam as repercussões dessa ação da FAB em relação ao combate ao narcotráfico e à proteção da soberania nacional.