{{noticiaAtual.categoria.titulo}}

{{noticiaAtual.titulo}}

{{clima.temp}} °C

{{clima.description}} em

{{relogio.time}}

{{relogio.date}}
Ministério Público do Trabalho inicia investigação sobre incêndio em fábrica no Rio
Fonte da imagem: https://otempo.scene7.com/is/image/sempreeditora/brasil-inc-ndio-em-f-brica-de-fantasias-no-rio-deixa-10-pessoas--em-estado-grave-1739378866?qlt=90&ts=1739378959910&dpr=off

Ministério Público do Trabalho inicia investigação sobre incêndio em fábrica no Rio

MPT apura denúncias de condições de trabalho após incêndio devastador em fábrica de fantasias de Carnaval.

Por Admin

12/02/2025 17:07 · Publicado há 2 mêses
Categoria: Política

O Ministério Público do Trabalho (MPT) do Rio de Janeiro deu início a uma investigação preliminar para apurar as condições de trabalho dos funcionários da fábrica de fantasias de Carnaval que pegou fogo na manhã de quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025.

Autuação Urgente

O MPT informou que "autuou com urgência uma Notícia de Fato para investigar as condições de trabalho na fábrica". Este procedimento, segundo a instituição, é anterior ao inquérito e avaliará se há indícios para uma investigação mais detalhada ou medidas judiciais contra a Maximus Confecções, a empresa responsável pela fábrica.

Motivação da Apuração

De acordo com o MPT, essa autuação não é nova e foi motivada por denúncias trabalhistas já existentes. A assessoria do MPT esclareceu: "Não se trata de uma nova autuação. É uma específica para investigar denúncias relacionadas às condições de trabalho no local." Entretanto, a assessoria não divulgou detalhes sobre as denúncias que impulsionaram a ação, prometendo retornar com mais informações em um futuro próximo.

Consequências do Incêndio

O incêndio resultou em 21 feridos, sendo dez deles em estado grave. As vítimas foram encaminhadas a cinco hospitais, e pelo menos nove apresentaram queimaduras nas vias aéreas devido à inalação de fumaça tóxica. Relatos de sobreviventes indicam que cerca de 30 pessoas estavam no local no momento do incêndio, mas as autoridades não confirmaram o número exato de pessoas presentes no prédio.

Resgate e Combate ao Fogo

As equipes de bombeiros trabalham desde às 7h39 para controlar as chamas e realizar o resgate de pessoas que estavam presas nas janelas. A fábrica, que confeccionava fantasias para escolas de samba e uniformes militares, não possuía laudo de segurança atualizado e, portanto, não poderia estar em funcionamento.

Impacto nas Escolas de Samba

A Império Serrano, uma das escolas de samba afetadas, afirmou que todas as fantasias para o Carnaval estavam na fábrica. Outras agremiações, como Unidos da Ponte e Unidos do Parque Acari, também relataram que suas produções estavam no local no momento do incêndio. As escolas União da Ilha do Governador e Unidos do Porto da Pedra confirmaram que tinham partes de suas produções sob responsabilidade da fábrica.

Esse site usa cookies.

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Termos de uso & Política de privacidade