{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://otempo.scene7.com/is/image/sempreeditora/cidades-tolerancia_zero-1738587790?qlt=90&ts=1738587883855&dpr=off
'Tolerância Zero' contra ônibus de BH registra média de 73 autuações diárias em 2024
A fiscalização intensificada resulta em quase 27 mil autuações no transporte público da capital mineira.
No dia 3 de fevereiro, a Viação Sidon, localizada no bairro Tirol, na região do Barreiro, foi alvo de vistorias pela Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (SUMOB). Um ano após o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), prometer "medidas rigorosas" para combater irregularidades no transporte público, os ônibus da capital já acumularam quase 27 mil autuações por problemas que comprometem o bom funcionamento do sistema.
Resultados da Fiscalização
A média diária de autuações em 2024 chegou a 73, resultado das ações do programa "Tolerância Zero", criado para fiscalizar os veículos coletivos. Desde 25 de janeiro, foram realizadas 3.954 ações de fiscalização, com 23.482 ônibus vistoriados, alguns mais de uma vez. Isso representa uma média superior a 560 veículos fiscalizados semanalmente, resultando em 26.947 autuações. Dentre estes, 997 veículos tiveram suas autorizações de tráfego recolhidas para que as irregularidades fossem corrigidas, e 23 coletivos foram encaminhados ao pátio do Detran-MG.
Condições da Frota e Expectativas
Jairo Marcelino, coordenador de operações de transportes da Sumob, ressaltou que as vistorias têm coibido irregularidades nos equipamentos de segurança e falhas mecânicas. "Observamos muitos veículos com problemas de pneu no início da operação, mas isso já foi resolvido, e a documentação dos veículos está praticamente toda em dia", afirmou. Marcelino também destacou a expectativa de que as ações de fiscalização continuem em 2025, com o objetivo de manter as melhorias observadas. "A idade da frota melhorou em 2024, e a tendência é reduzir ainda mais o número de carros irregulares e acidentes", concluiu.
Vistoria em Ação
As vistorias realizadas nesta segunda-feira consistiram na verificação de todos os equipamentos de segurança dos ônibus, incluindo freios de portas, pneus, limpadores de para-brisa e iluminação. Caso nenhuma irregularidade fosse encontrada, os veículos seguiam viagem normalmente. Um balanço da operação deve ser apresentado pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) no final da tarde.