{{noticiaAtual.categoria.titulo}}

{{noticiaAtual.titulo}}

{{clima.temp}} °C

{{clima.description}} em

{{relogio.time}}

{{relogio.date}}
PLS destaca Salinas como uma das maiores potências globais na mineração de lítio
Fonte da imagem: https://www.otempo.com.br/content/dam/otempo/editorias/economia/2025/3/24/economia-pls-dale-henderson-pilbara-minerals-1742842561.jpg

PLS destaca Salinas como uma das maiores potências globais na mineração de lítio

Projeto Colina, da Pilbara Minerals, promete impulsionar a produção e gerar mil empregos em Salinas, Minas Gerais

Por Admin

04/10/2025 22:30 · Publicado há 2 dias
Categoria: Economia

Salinas, localizada no Norte de Minas Gerais, está prestes a se tornar um dos maiores centros de produção de lítio no mundo, segundo Dale Henderson, CEO da Pilbara Minerals (PLS). O projeto Colina, gerido pela PLS, deve criar pelo menos mil empregos diretos na cidade.

Investimento e desenvolvimento do projeto

A Pilbara Minerals realizou um investimento de US$ 370 milhões para adquirir a Latin Resources, empresa que anteriormente explorava o lítio em Salinas. Henderson destaca que Minas Gerais é estratégico para a companhia devido ao histórico do estado na mineração. Atualmente, o projeto encontra-se na fase de estudos de engenharia, com início das perfurações para aprimorar o planejamento e acelerar o desenvolvimento.

Embora não haja uma data definida para o início das operações integrais, o CEO acredita que Salinas poderá estar entre as 10 maiores operações de lítio mundialmente, graças às reservas em escala e qualidade do mineral no município.

Perspectivas de mercado e parcerias

De acordo com Henderson, a operação em Minas Gerais deve atender à demanda principalmente do Japão e da China, mercados que têm impulsionado a indústria de materiais para baterias. "Para o lítio de Minas Gerais, temos a oportunidade de decidir para onde a produção irá. Temos um entendimento sobre com quem poderíamos fazer parceria hoje e os potenciais parceiros no futuro para esse fornecimento", afirmou o executivo.

Ele observa que a demanda global pelo lítio está crescendo com a popularização dos veículos elétricos, o que confere boas perspectivas ao setor a longo prazo.

Vantagens do Brasil e compromisso ambiental

Henderson ressalta que o Brasil oferece um ambiente de baixo custo e um cenário regulatório favorável, tanto estadual quanto federal, para o desenvolvimento e operação de projetos minerais. "É um país com expertise e com um cenário muito favorável para as empresas", destacou.

Sobre as questões ambientais, o CEO afirmou que a sustentabilidade é prioridade para a Pilbara Minerals. "Nosso objetivo como uma operadora confiável e de alta qualidade na indústria é buscar as melhores práticas sustentáveis, atuando com base nas conformidades ambientais", completou.

Esse site usa cookies.

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Termos de uso & Política de privacidade