{{noticiaAtual.categoria.titulo}}

{{noticiaAtual.titulo}}

{{clima.temp}} °C

{{clima.description}} em

{{relogio.time}}

{{relogio.date}}
Solidariedade em Tempos de Carnaval: Foliões e Pessoas em Situação de Rua
Fonte da imagem: https://midias.em.com.br/_midias/jpg/2025/02/10/520x405/1_whatsapp_image_2025_02_10_at_18_48_25-46253846.jpeg?20250210190911?20250210190911

Solidariedade em Tempos de Carnaval: Foliões e Pessoas em Situação de Rua

Mudança de local de distribuição de alimentos busca preservar o atendimento a quem mais precisa durante o carnaval.

Por Admin

11/02/2025 09:42 · Publicado há 2 mêses
Categoria: Estilo de vida

Integrantes do projeto Prato Solidário têm se dedicado a oferecer refeições, kits de higiene, cobertores e roupas para pessoas em situação de rua na Praça da Estação, no coração de Belo Horizonte. Entretanto, no último domingo (9), a equipe precisou mudar seu ponto de distribuição devido ao ensaio de baterias de carnaval, quando foliões começaram a pegar alimentos destinados exclusivamente aos que se encontram em vulnerabilidade social.

O Desafio da Conscientização

Maria Aparecida Drummond, uma das responsáveis pelo projeto, destacou que a equipe tem atuado no mesmo local há quatro anos. No entanto, durante a época do carnaval, a presença de grupos carnavalescos na praça provoca uma mistura indesejada. "Ficamos muito próximos deles. Além do barulho, as pessoas acabam entrando na fila e se misturando aos cidadãos em situação de rua. Elas pegam o alimento, que é exclusivo para aqueles em situação de vulnerabilidade", explica.

Aumento na Demanda e Desafios Logísticos

A necessidade de mudar o local de distribuição reflete um crescimento na demanda, que, segundo Maria Aparecida, tem exigido mais recursos. "Estamos gastando muito material descartável. Normalmente, atendíamos cerca de 400 a 450 pessoas, mas agora estamos chegando a 600 copos e pratos por domingo", afirma.

Um Apelo à Conscientização

Maria Aparecida fez um apelo à conscientização não só dos foliões, mas também de frequentadores de igrejas próximas que também comparecem ao projeto. "Não negamos um prato de comida, mas o número de pessoas em situação de rua aumenta a cada dia, e, sem ajuda, fica complicado. Precisamos nos virar com as doações de quem colabora", ressalta, enfatizando a importância do apoio da comunidade.

Como Ajudar

O Prato Solidário está aberto a receber doações de alimentos não perecíveis, vestimentas, materiais descartáveis ou contribuições via Pix: bhpratosolidario@gmail.com ou (31) 99686-2299. "Para quem quiser nos conhecer, estamos todos os domingos na Praça da Estação, a partir das 11h", finaliza Maria Aparecida.

Esse site usa cookies.

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Termos de uso & Política de privacidade