{{noticiaAtual.categoria.titulo}}

{{noticiaAtual.titulo}}

{{clima.temp}} °C

{{clima.description}} em

{{relogio.time}}

{{relogio.date}}
STF alcança 4 votos para condenar e cassar mandato da deputada Carla Zambelli
Fonte da imagem: https://midias.em.com.br/_midias/jpg/2020/04/27/1000x1000/1_cbnfot270420202536-24064651.jpg?20250604234840?20250604234840

STF alcança 4 votos para condenar e cassar mandato da deputada Carla Zambelli

Com o voto de Flávio Dino, o Supremo avança na condenação por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal

Por Admin

04/10/2025 14:03 · Publicado há 2 dias
Categoria: Política

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, manifestou neste domingo (23/3) seu voto favorável à condenação da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal. Com essa decisão, o placar do julgamento atingiu 4 a 0 a favor da condenação e da perda do mandato da parlamentar.

O caso e o julgamento

Os fatos ocorreram em outubro de 2022, pouco antes do segundo turno das eleições presidenciais, quando Zambelli sacou uma arma e perseguiu um apoiador do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas ruas do bairro Jardins, em São Paulo. A deputada é acusada tanto pela irregularidade no porte da arma quanto pela coação exercida durante o episódio.

Posições dos ministros

O relator do processo, ministro Gilmar Mendes, votou pela condenação da deputada a cinco anos e três meses de prisão, além da cassação do mandato e da revogação da autorização para porte de armas. As ministras Cármen Lúcia e Alexandre de Moraes acompanharam o relator, e Flávio Dino foi o quarto a votar pela condenação, fortalecendo a tendência de um veredito contra Zambelli.

Defesa e andamento do processo

Carla Zambelli nega as acusações, alegando em sua defesa que a ação ocorreu em reação a uma intimidação por parte de um grupo de homens, e que ela teria sido empurrada contra o chão. O julgamento prossegue no plenário virtual do STF, com os ministros tendo até sexta-feira (28) para registrar seus votos. Se não houver pedido para análise presencial, a expectativa é de que o julgamento se encerre nos próximos dias.

Esse site usa cookies.

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Termos de uso & Política de privacidade