{{noticiaAtual.categoria.titulo}}

{{noticiaAtual.titulo}}

{{clima.temp}} °C

{{clima.description}} em

{{relogio.time}}

{{relogio.date}}
Morango do amor: sucesso viral esgota estoques em Belo Horizonte
Fonte da imagem: https://otempo.scene7.com/is/image/sempreeditora/economia-morangos---venda-1753478049?qlt=90&ts=1753479825544&dpr=off

Morango do amor: sucesso viral esgota estoques em Belo Horizonte

A crescente popularidade do doce 'morango do amor' impulsiona a alta demanda pela fruta nas hortifrutis da capital mineira e favorece confeiteiras locais.

Por Admin

28/07/2025 15:01 · Publicado há 1 dia
Categoria: Gastronomia

O "morango do amor" tem sido o tema principal em Belo Horizonte, ganhando popularidade após viralizar nas redes sociais. Inspirado na tradicional maçã do amor de festas juninas, o doce tem aumentado consideravelmente a procura pelo morango em hortifrutis da capital e região metropolitana, a ponto de esgotar os estoques em vários locais.

Aumento expressivo nas vendas

Nivaldo Santos, proprietário da rede HortiPlus, com lojas na região da Pampulha e em Contagem, relata que a produção própria de morangos em Diamantina, com 250 mil pés plantados, não tem dado conta da demanda crescente. Segundo ele, as vendas saltaram de uma média de 200 caixas diárias para cerca de 1.000 caixas por dia.

"É uma procura fora do normal. Para você ter uma dimensão, eu vendia em média 200 caixas de morangos por dia. Agora estamos vendendo 1.000 caixas", conta Nivaldo Santos. Para suprir a demanda, a rede oferece embalagens com diferentes tamanhos e segue vendendo tudo rapidamente.

Medidas para atender a demanda

Para acelerar a maturação dos morangos e garantir colheita antecipada, a rede precisou aplicar defensivos nas plantações. Mesmo assim, o estoque recebido está perto de acabar, e Nivaldo prevê falta do produto nos próximos dias. Com a alta procura, o preço do morango subiu entre 20% e 30%.

"O que tenho de estoque, que veio de Diamantina, vai embora hoje. Com certeza vai faltar porque o que tenho não atende a minha demanda", afirma ele, que projeta aumento da produção nas próximas semanas.

Pólo de produção em Minas Gerais

Conforme dados da Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Sistema Faemg Senar), o estado possui uma área plantada de morangos de 3,6 mil hectares e produção anual de 184,9 mil toneladas. O cultivo é majoritariamente feito por agricultores familiares, com cerca de 11 mil produtores, destacando-se os municípios de Espírito Santo do Dourado, Bom Repouso, Senador Amaral, Pouso Alegre e Estiva, no Sul de Minas, e o pólo morangueiro em Barbacena, no Campo das Vertentes.

Em Barbacena, produtores enfrentam dificuldade para atender à demanda crescente, com vendas adiantadas por encomenda e estoque que acaba rapidamente.

Confeiteiras aproveitam a febre do morango do amor

Com o sucesso do doce viral, confeiteiras têm ampliado a produção para atender ao volume intenso de pedidos, mesmo com jornadas de trabalho extenuantes. Letícia Duque, de Contagem, produz diariamente entre 200 a 250 unidades, podendo chegar a 500 ou até mil se tivesse estoque suficiente.

"Se eu tivesse dando conta de produzir a quantidade que eles pedem, eu acredito que eu estaria fazendo aí uns 500 a 1000 morangos por dia", conta Letícia Duque, destacando que o volume de pedidos ultrapassa o registrado em datas tradicionais como Páscoa e Natal.

Para garantir o fornecimento, ela trabalha com vários fornecedores e comemora os ganhos obtidos: "Eu posso te falar que eu faturei em dois dias, o que eu não faturei na Páscoa deste ano, principalmente devido ao aumento do chocolate". A confeitaria, Duque Confeitaria, brinca que o doce poderia ser chamado de "morango da esperança", pelo alto volume de vendas que tem permitido recuperar o equilíbrio financeiro.

"A gente conseguiu pôr em dia a nossa vida financeira, conseguimos fazer um caixa. É uma coisa surreal", conclui Letícia.

Esse site usa cookies.

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Termos de uso & Política de privacidade