{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://www.otempo.com.br/content/dam/otempo/editorias/economia/2024/4/economia-vendas-online-compras-pela-internet-vendas-do-comercio-1714196243.jpeg
Avaliações online influenciam as decisões de compra dos mineiros, aponta pesquisa da FCDL-MG
Levantamento revela que 77,2% dos consumidores em Minas Gerais consideram opiniões na internet antes de comprar
Consumidores estão cada vez mais conectados e exigentes, e a decisão de compra vai além do simples desejo, incluindo a necessidade de entender se o produto ou serviço atenderá às expectativas. Essa é a análise da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG), baseada em pesquisa que mostra que 77,2% dos mineiros levam em conta avaliações online para decidir suas compras.
Comportamento de compra dos mineiros
Segundo o levantamento, 51,8% dos mineiros preferem realizar suas compras tanto em lojas físicas quanto pela internet. Sobre os canais que mais influenciam a decisão de compra, as redes sociais lideram com 78,2%, seguidas por e-mail marketing (10,5%), rádio (5,7%) e televisão (5,6%).
Impacto da internet e opinião dos consumidores
"A internet trouxe a facilidade de pesquisar e se informar com poucos cliques, mudando completamente o comportamento do consumidor. Diante de tantas opções, ele busca opiniões de outros para validar suas percepções antes de comprar, seja em lojas físicas ou online", avalia o economista da FCDL-MG, Vinícius Carlos Silva.
Fatores que motivam a compra
A pesquisa destaca que promoções e descontos são os principais motivadores para os mineiros adquirirem produtos ou serviços, com 43,3%. Datas comemorativas (17,5%), redes sociais (13,9%) e publicidade atraente (12,4%) também são estímulos relevantes. Apenas 5,2% dos entrevistados afirmaram que compram motivados por necessidade.
Vinícius Silva comenta que "uma boa promoção sempre atrai clientes. Por isso, os lojistas devem investir em descontos para ampliar vendas e girar o estoque".
Aspectos decisivos na escolha e desistência de compra
Ao escolher uma loja, produto ou serviço, os consumidores mineiros valorizam principalmente o preço (40,3%) e o atendimento (32,7%). Esses fatores também podem levar à desistência da compra: 37,7% deixam de comprar por atendimento insatisfatório, 25,6% por preços elevados, e 17,7% devido ao prazo de entrega.
Importância da experiência do consumidor
"Os dados mostram a relevância de os lojistas acompanharem esse novo perfil de consumo e toda a experiência de compra. Uma boa experiência pode ser compartilhada, atraindo novos clientes, enquanto uma ruim tende a gerar reclamações e registros negativos nas redes sociais", comenta o economista da FCDL-MG.
Ele conclui dizendo que "atrair o consumidor e oferecer a melhor experiência possível no processo de compra é um desafio que exige constante reinvenção do setor de comércio e serviços".