{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://midias.em.com.br/_midias/jpg/2025/01/26/520x405/1_prefeito_itabira_-45338161.jpg?20250126105813?20250126105813
Prefeito de Itabira destaca a situação da mineração no Brasil
Marco Antônio Lage, reeleito, assume presidência da Associação dos Municípios Mineradores e busca alternativas para a cidade.
Reeleito para a Prefeitura de Itabira, Marco Antônio Lage (PSB) também acaba de ser empossado presidente da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (Amig) para o biênio 2025-2027.
Compensação Financeira e Diversificação Econômica
À frente da entidade que reúne quase 60 cidades mineradoras, o prefeito pretende tornar Itabira um case para chamar a atenção sobre a necessidade de promover a diversificação econômica desses municípios, além de obter uma compensação financeira mais justa, frente aos impactos locais gerados pela atividade minerária.
Situação Crítica em Itabira
A situação do município da Região Central do estado obriga o novo presidente da Amig a defender os interesses das cidades associadas de forma intensa. É que a exploração mineral no município da Região do Quadrilátero Ferrífero está com os dias contados: dentro de 16 anos, Itabira vai atingir a sua exaustão mineral, sendo que a atividade responde por 80% de sua economia direta e indireta.
Planos e Propostas da Amig
Além de abordar os planos da Amig para questões como segurança e meio ambiente no setor da mineração, Lage afirmou que pretende usar sua experiência para promover uma comunicação mais clara e envolver a sociedade nas questões que envolvem a mineração. A sua gestão defende uma compensação financeira mais justa para as cidades mineradoras, considerando que os minerais são produtos finitos e que é preciso um novo olhar sobre os territórios mineradores.
Desafios Futuramente
“É preciso ter um novo olhar sobre os territórios mineradores, que muitas vezes são cidades históricas”, disse o prefeito. A mineração, embora gere empregos e receita, pode levar a uma catástrofe social se não houver alternativas para a manutenção da economia local após a exaustão dos recursos. A Amig busca discutir a redistribuição da carga tributária, além de propor um Fundo Soberano para os municípios mineradores.
Segurança e Ambiente
A Amig deseja acompanhar de perto as questões de segurança ao lado das mineradoras, promovendo um diálogo técnico e focado em um modelo de mineração sustentável. Os impactos ambientais da mineração também são prioridades, especialmente a qualidade da água e do ar, que impactam diretamente a vida dos cidadãos.