{{noticiaAtual.categoria.titulo}}

{{noticiaAtual.titulo}}

{{clima.temp}} °C

{{clima.description}} em

{{relogio.time}}

{{relogio.date}}
Política

Câmara vota projeto que proíbe descontos de associações em benefícios do INSS

Iniciativa busca coibir fraudes que resultaram em um rombo significativo no sistema previdenciário.

Câmara vota projeto que proíbe descontos de associações em benefícios do INSS
Fonte: https://otempo.scene7.com/is/image/sempreeditora/pol%C3%ADtica%20congresso-sidney-leite-1747657743?qlt=90&ts=1747657837139&dpr=off

BRASÍLIA - A Câmara dos Deputados deve votar, nesta terça-feira (20), um projeto de lei que revoga a permissão para descontos de mensalidades de associações diretamente em benefícios previdenciários, mesmo com autorização dos beneficiários. Esses descontos indevidos foram a base de um esquema de fraude no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que causou um prejuízo de R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.

Contexto da Proposta

A proposta foi incluída na pauta pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e ainda não conta com relator. O texto, protocolado em 24 de abril, surge na esteira da operação da Polícia Federal que revelou o rombo e é direcionado diretamente para o plenário. Se aprovado, seguirá para discussão no Senado.

Justificativa do Autor

A autorização para os descontos está prevista em uma lei de 1991 sobre os planos de benefícios da Previdência Social. Para o autor do projeto, deputado Sidney Leite (PSD-AM), a revogação é “essencial à garantia da dignidade da pessoa humana”, especialmente para as famílias que dependem dos recursos do INSS.

Impacto e Repercussão

Leite considera urgente a adoção de medidas que assegurem a integridade na concessão e manutenção dos benefícios. Ele afirma que "diante desse grave cenário [de fraude], é imperioso que este Parlamento atue de forma enérgica para proteger os segurados da Previdência Social, especialmente os aposentados e pensionistas, que frequentemente se encontram em situação de vulnerabilidade”.

Objetivos da Proposta

A revogação do trecho da lei que permite descontos em folha visa impedir a realização de descontos automáticos em benefícios previdenciários, resguardando os direitos dos segurados e garantindo mais transparência e controle sobre os valores recebidos. Leite ressalta que a proposta pode ter um impacto social positivo e contribuirá para fortalecer a confiança da população no sistema previdenciário brasileiro.

Esse site usa cookies.

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.