{{noticiaAtual.categoria.titulo}}

{{noticiaAtual.titulo}}

{{clima.temp}} °C

{{clima.description}} em

{{relogio.time}}

{{relogio.date}}
Atrasou o pagamento do IPVA 2025? Saiba como regularizar sua situação
Fonte da imagem: https://otempo.scene7.com/is/image/sempreeditora/betim%20live-ipva-2025-1738952438?qlt=90&ts=1739215295449&dpr=off

Atrasou o pagamento do IPVA 2025? Saiba como regularizar sua situação

Orientações da Secretaria de Fazenda para o pagamento da 1ª parcela do IPVA.

Por Admin

11/02/2025 10:05 · Publicado há 2 mêses
Categoria: Economia

Após o término do prazo para pagamento da primeira parcela ou da cota única do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2025, a Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG) oferece orientações para os contribuintes que desejam regularizar sua situação.

Importância da Regularização

É fundamental quitar o imposto o mais rápido possível para evitar a acumulação de juros. A partir do 30º dia de atraso, será aplicada uma multa de 20% sobre o valor da parcela.

Formas de Pagamento

O diretor de Informações Econômico-Fiscais da SEF/MG, Ricardo Alves de Sousa, informa que o pagamento pode ser realizado a qualquer momento, mas o desconto da cota única não estará mais disponível. "O sistema não disponibiliza mais a opção de cota única. O proprietário do veículo que quiser pagar a totalidade do imposto, por exemplo, poderá emitir guia única com as três parcelas consolidadas, ou pagar a próxima a vencer junto com a parcela atrasada", explicou.

Opções de Quitação

As opções para o pagamento incluem:

  • Diretamente nos terminais de autoatendimento ou guichês de caixa de agentes arrecadadores oficiais como Bradesco, Sicoob, Mercantil do Brasil, Caixa, Casas Lotéricas, Banco do Brasil, Mais BB, Itaú e Santander.
  • Por meio de internet banking e aplicativos de bancos credenciados.
  • Em qualquer instituição, utilizando o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) do IPVA, que pode ser emitido no site da SEF.
  • Por PIX via site da SEF.

Os pagamentos feitos em caixas lotéricas precisam ser acompanhados do Documento de Arrecadação Estadual (DAE), emitido no site da SEF.

Esse site usa cookies.

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Termos de uso & Política de privacidade