{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://otempo.scene7.com/is/image/sempreeditora/betim%20live-ipva-2025-1738952438?qlt=90&ts=1739215295449&dpr=off
Atrasou o pagamento do IPVA 2025? Saiba como regularizar sua situação
Orientações da Secretaria de Fazenda para o pagamento da 1ª parcela do IPVA.
Após o término do prazo para pagamento da primeira parcela ou da cota única do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2025, a Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG) oferece orientações para os contribuintes que desejam regularizar sua situação.
Importância da Regularização
É fundamental quitar o imposto o mais rápido possível para evitar a acumulação de juros. A partir do 30º dia de atraso, será aplicada uma multa de 20% sobre o valor da parcela.
Formas de Pagamento
O diretor de Informações Econômico-Fiscais da SEF/MG, Ricardo Alves de Sousa, informa que o pagamento pode ser realizado a qualquer momento, mas o desconto da cota única não estará mais disponível. "O sistema não disponibiliza mais a opção de cota única. O proprietário do veículo que quiser pagar a totalidade do imposto, por exemplo, poderá emitir guia única com as três parcelas consolidadas, ou pagar a próxima a vencer junto com a parcela atrasada", explicou.
Opções de Quitação
As opções para o pagamento incluem:
- Diretamente nos terminais de autoatendimento ou guichês de caixa de agentes arrecadadores oficiais como Bradesco, Sicoob, Mercantil do Brasil, Caixa, Casas Lotéricas, Banco do Brasil, Mais BB, Itaú e Santander.
- Por meio de internet banking e aplicativos de bancos credenciados.
- Em qualquer instituição, utilizando o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) do IPVA, que pode ser emitido no site da SEF.
- Por PIX via site da SEF.
Os pagamentos feitos em caixas lotéricas precisam ser acompanhados do Documento de Arrecadação Estadual (DAE), emitido no site da SEF.