{{noticiaAtual.categoria.titulo}}

{{noticiaAtual.titulo}}

{{clima.temp}} °C

{{clima.description}} em

{{relogio.time}}

{{relogio.date}}
Política

Álvaro Damião regulamenta nova secretaria em Belo Horizonte

Atualização da estrutura da PBH inclui diretrizes para oito pastas do Executivo municipal

Álvaro Damião regulamenta nova secretaria em Belo Horizonte
Fonte: https://otempo.scene7.com/is/image/sempreeditora/pol%C3%ADtica--lvaro-dami-o-1735327444?qlt=90&ts=1738320702326&dpr=off

O prefeito em exercício de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União), está prosseguindo com a regulamentação das secretarias do Executivo da cidade. O Diário Oficial do Município, publicado na última sexta-feira, 31 de janeiro, apresentou nove decretos que estabelecem diretrizes para a organização de diversas pastas, incluindo a nova Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, que foi criada como parte da reforma administrativa realizada pelo prefeito Fuad Noman (PSD).

Organização das Pastas

Além da nova secretaria, os decretos regulamentam as seguintes pastas: Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção, Procuradoria-Geral do Município, Controladoria-Geral do Município e Superintendência de Desenvolvimento da Capital.

Atribuições da Nova Secretaria

A Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional terá como funções principais planejar, coordenar e implementar a Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, por meio do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). Também será responsável pelas políticas públicas relacionadas à agricultura urbana e agroecologia, além de formular serviços e programas correlatos.

Reforma Administrativa

No dia anterior, 30 de janeiro, Damião já havia regulamentado outros sete órgãos da Prefeitura. As ações também introduziram novidades relacionadas à reforma administrativa, com a organização da Secretaria-Geral e a criação de duas novas coordenadorias: uma Especial para Vilas e Favelas, e outra para Mudanças Climáticas, que estão incorporadas à estrutura do gabinete do prefeito.

Futuro das Novas Pastas

A reforma administrativa proposta por Fuad Noman, que está em licença médica desde 3 de janeiro, foi aprovada no início de dezembro do ano passado pela Câmara Municipal de Belo Horizonte. O conjunto de mudanças trouxe à criação de quatro novas secretarias, duas coordenadorias e cerca de cem novos cargos ao custo de R$ 49,9 milhões anuais. Entre as novas secretarias estão a Secretaria-Geral e a Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, além das secretarias de Mobilidade Urbana e de Administração Logística e Patrimonial, que ainda precisam ser regulamentadas.

O texto da reforma foi sancionado por Fuad no dia 2 de janeiro de 2025, como o primeiro ato de seu segundo mandato à frente do Executivo da capital mineira. A expectativa é que a lei comece a valer no primeiro dia útil do próximo mês, ou seja, em fevereiro. Contudo, até o momento, não há informações sobre quem ocupará as novas secretarias. Damião, que foi eleito vice de Fuad em outubro do ano anterior, assumiu a Prefeitura no dia 4 de janeiro, em decorrência da licença médica do colega.

Pressões do comando dos partidos políticos e de vereadores têm sido exercidas sobre Damião para que as novas cadeiras sejam ocupadas.

Esse site usa cookies.

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.