{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://midias.em.com.br/_midias/jpg/2025/03/23/1000x1000/1_wpt20601_01-48508546.jpg?20250323214241?20250323214241
Eleição para presidência da AMM entra na reta final
Prefeitos de Minas Gerais mostram preferência por Luiz Eduardo Falcão na disputa pela presidência da Associação Mineira de Municípios
A apenas duas semanas da eleição para a presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM), a disputa está concentrada entre o atual presidente Marcos Vinícius Bizarro (sem partido), ex-prefeito de Coronel Fabriciano, e Luiz Eduardo Falcão (Novo), prefeito de Patos de Minas.
Detalhes da eleição
O pleito deve ocorrer no dia 4 de abril, com votação presencial em Belo Horizonte. O edital das regras da disputa será publicado durante esta semana.
Preferências dos prefeitos
Uma pesquisa realizada com mais de 60 prefeitos de todas as regiões de Minas Gerais, com 25 respostas, aponta Luiz Eduardo Falcão como favorito de 17 prefeitos, que defendem a necessidade de renovação na entidade. A candidatura do atual presidente Marcos Bizarro é apoiada pela continuidade do trabalho, porém questionada pelo fato de ele não ocupar mais um mandato vigente como prefeito, o que, segundo alguns gestores, compromete sua representatividade e articulação.
Filiação e benefícios da AMM
Atualmente, a AMM conta com 815 municípios afiliados, correspondendo a 96% do estado. A marca foi alcançada recentemente com a adesão de Conselheiro Pena, Dom Bosco e Mantena. Os municípios filiados têm acesso a ferramentas de gestão, atendimento técnico e assessoria na interlocução com outras entidades.
Posicionamentos dos prefeitos
O prefeito de Governador Valadares, Coronel Sandro (PL), que compõe a chapa de Falcão, ressalta: "Não tenho nada contra o Bizarro, muito pelo contrário, é uma pessoa de quem eu gosto. Por princípio, para dirigir a AMM, tem que ser um prefeito com mandato".
Elisa Araújo, prefeita de Uberaba (PSD), defende a renovação e afirma: "Gostei da gestão do Marcos Vinícius, mas precisamos ter na liderança da AMM um prefeito eleito, em mandato, para que o diálogo, a representação e a comunicação com os prefeitos, governo estadual e União seja mais efetiva".
Victor Lopes, prefeito de Alto Rio Doce (MDB), também prefere mudança: "O presidente atual, que quer ser reeleito, não é mais prefeito. Não concordo. Uma associação desse tamanho ter um presidente que não é prefeito".
Pedro Afonso Filho, de Itamarandiba (Avante), defende uma nova gestão que compreenda as realidades das regiões do estado e valorize a representação institucional de um presidente em mandato, por sua legitimidade e atenção às políticas públicas.
Defesa da atual gestão
Os apoiadores de Marcos Vinícius Bizarro destacam sua experiência como ex-prefeito por oito mandatos e sua gestão bem avaliada. O prefeito de Formiga (PL), Coronel Laércio, que integra a chapa de Bizarro, afirma que sua liderança trouxe avanços importantes para os municípios junto aos governos federal e estadual, além de oferecer suporte com ferramentas, treinamentos e capacitações.
Marcelo Morais, prefeito de São Sebastião do Paraíso (PSD), que inicialmente era candidato, anunciou apoio a Bizarro após acordo político para evitar divisões dentro da associação.