{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://midias.em.com.br/_midias/jpg/2025/04/21/1000x1000/1_1_4_990x557-50239113.jpg?20250421210356?20250421210356
Lula e Janja comparecem ao funeral do papa Francisco em Roma
O presidente e a primeira-dama viajarão à Itália, com a comitiva sendo anunciada pelo Palácio do Planalto.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá ao funeral do papa Francisco, que faleceu na segunda-feira (21) devido a um AVC e insuficiência cardíaca, conforme informado pelo Vaticano. O presidente será acompanhado por sua esposa, Rosângela Silva, conhecida como Janja.
Comitiva e Detalhes da Viagem
A comitiva completa que acompanhará Lula em sua viagem a Roma será divulgada pelo Palácio do Planalto nesta terça-feira (22). A data da viagem ainda está sendo definida, dependendo do protocolo das cerimônias estabelecido pelo Vaticano.
Homenagens ao Papa Francisco
O corpo do papa Francisco será trasladado para a Basílica de São Pedro, onde os fiéis poderão prestar suas homenagens a partir da próxima quarta-feira (23). O diretor de imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, informou que mais detalhes sobre o sepultamento serão comunicados após a primeira Congregação dos Cardeais.
Lamento de Lula
O presidente Lula declarou luto oficial de sete dias no Brasil em respeito ao falecimento do papa. Ele expressou que 'a humanidade perde hoje uma voz de respeito e acolhimento ao próximo', ressaltando a importância do papa Francisco na promoção de amor, tolerância e solidariedade.
Legado do Papa Francisco
Lula também enfatizou a atuação do pontífice em questões como mudanças climáticas e desigualdade, afirmando que o papa sempre se posicionou ao lado dos mais necessitados, incluindo pobres e refugiados.
Histórico de Participação em Funerais
Em 2005, durante seu primeiro mandato, Lula também esteve presente no funeral do papa João Paulo II, acompanhado por outros ex-presidentes brasileiros.