{{noticiaAtual.categoria.titulo}}

{{noticiaAtual.titulo}}

{{clima.temp}} °C

{{clima.description}} em

{{relogio.time}}

{{relogio.date}}
Minas Gerais pode enfrentar perda populacional significativa em uma década
Fonte da imagem: https://www.otempo.com.br/content/dam/otempo/editorias/cidades/2023/11/cidades-copasa-economizem-agua-moradores-bairros-mais-altos-1709007686.jpeg

Minas Gerais pode enfrentar perda populacional significativa em uma década

Estudo da Fundação João Pinheiro aponta uma redução de até 200 mil habitantes até 2047

Por Admin

02/04/2025 21:01 · Publicado há 2 dias
Categoria: Economia

Minas Gerais pode perder até 200 mil habitantes entre os anos de 2037 e 2047, segundo uma pesquisa realizada pela Fundação João Pinheiro (FJP). A projeção estima que a população do estado será de 21,9 milhões em 2037 e 21,7 milhões em 2047.

Contexto do Estudo

O estudo da FJP foi elaborado com base nas projeções populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a partir do Censo de 2022. O levantamento indica uma tendência de queda no número de nascimentos, o que não será suficiente para a reposição populacional.

Impacto Regional

Entre 2032 e 2037, as regiões de Barbacena, Juiz de Fora e Pouso Alegre deverão começar a ver uma diminuição de suas populações. As regiões de Patos de Minas, Teófilo Otoni, Uberaba e Uberlândia também deverão experimentar esse fenômeno, embora em um ritmo mais lento, ao final do período projetado em 2047. Em contraste, a Região Geográfica Intermediária de Montes Claros deve continuar a crescer durante todo esse período.

Aumento de População em Certas Cidades

De acordo com a Fundação João Pinheiro, entre os dez municípios que mais crescerão, nove são de médio porte, com populações entre 20 mil e 120 mil habitantes, localizados na região metropolitana de Belo Horizonte. As cidades mencionadas incluem Esmeraldas, Sarzedo, Juatuba, Mateus Leme, Igarapé, São José da Lapa, Conceição do Mato Dentro, Lagoa Santa e Nova Lima.

Esse site usa cookies.

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Termos de uso & Política de privacidade