{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://otempo.scene7.com/is/image/sempreeditora/agrotempo%20podcast-agronegocios-agrotempo-agricultura-1752624089?qlt=90&ts=1752624240182&dpr=off
PIB do agronegócio de Minas Gerais cresce mesmo com queda na produção
Alta nos preços dos produtos compensou a redução no volume produzido e impulsionou a expansão do setor em 2024
Em 2024, o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio em Minas Gerais apresentou crescimento nominal de R$ 20,5 bilhões em relação ao ano anterior, totalizando R$ 235,0 bilhões. Esse aumento foi impulsionado pela valorização média de 10,2% nos preços dos produtos do setor, que compensou a queda de 0,5% no volume da produção em termos reais.
Detalhes da evolução do PIB do agronegócio
Os dados foram divulgados durante uma apresentação conjunta da Fundação João Pinheiro (FJP), da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e do Sistema Faemg Senar. As informações completas já estão disponíveis no site da Fundação João Pinheiro.
Produção por setores dentro do agronegócio
A redução no volume de produção em 2024 concentrou-se nas atividades primárias do agronegócio. Por outro lado, a agroindústria e os serviços relacionados ao setor registraram crescimento real de 1,7% no mesmo período.
Impactos e perspectivas para o agronegócio mineiro
Apesar do recuo na produção física, o setor conseguiu expandir seu valor agregado devido à elevação dos preços médios, refletindo a importância econômica do agronegócio que representa 22,2% do PIB estadual.