{{noticiaAtual.categoria.titulo}}

{{noticiaAtual.titulo}}

{{clima.temp}} °C

{{clima.description}} em

{{relogio.time}}

{{relogio.date}}
Previsão do PIB: Crescimento de 3,5% em 2024 e 2,3% em 2025
Fonte da imagem: https://www.otempo.com.br/content/dam/otempo/editorias/economia/2024/2/economia-salario-minimo-1713494111.jpeg

Previsão do PIB: Crescimento de 3,5% em 2024 e 2,3% em 2025

Ministério da Fazenda analisa tendências econômicas e os impactos da política monetária.

Por Admin

13/02/2025 17:21 · Publicado há 2 mêses
Categoria: Economia

Em coletiva realizada na quinta-feira, 13, o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, apresentou as projeções para o PIB brasileiro, prevendo um crescimento de 3,5% para 2024 e uma revisão para 2,3% em 2025, que anteriormente era de 2,5%.

Impactos da Política Monetária

Mello destacou que a desaceleração prevista é resultado, em grande parte, dos efeitos defasados da política monetária restritiva. Em suas palavras, "nós estamos atravessando ciclo de aumento de juros que tem impacto no ritmo de atividade". Ele também explicou que essa política monetária afeta especialmente as atividades cíclicas, que estão diretamente ligadas ao ciclo econômico.

Expectativas para a Agropecuária

Diferente do ano anterior, o secretário manifestou otimismo em relação ao setor agropecuário, que deve ter um desempenho positivo em 2025. "Temos dados que reforçam essa nossa visão, de uma safra muito positiva para o Brasil, o que ajuda não apenas na atividade, mas também no controle do preço dos alimentos", avaliou.

Desaceleração nos Setores Indústria e Serviços

No entanto, a indústria e o setor de serviços devem enfrentar desaceleração devido aos efeitos da política monetária contracionista. Mello também mencionou sinais de desaceleração no mercado de trabalho e nos serviços.

A apresentação foi feita durante a divulgação do documento intitulado '2024 em retrospectiva e o que esperar de 2025'.

Esse site usa cookies.

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Termos de uso & Política de privacidade