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'BH Sem Pedágio': movimento se opõe à instalação de pedágios no Vetor Norte
Fonte da imagem: https://www.otempo.com.br/content/dam/otempo/editorias/politica/2021/3/politica-pedagio-free-flow-rodovias-1709200609.jpeg

'BH Sem Pedágio': movimento se opõe à instalação de pedágios no Vetor Norte

Ações contra a concessão de pedágios na região são impulsionadas por motoristas de aplicativo que utilizam as rodovias.

Por Admin

12/02/2025 17:28 · Publicado há 3 mêses
Categoria: Política

O projeto do governo de Minas Gerais para conceder o trecho do Vetor Norte, que inclui as rodovias MG 424, MG 010 e LMG 800, gerou descontentamento entre motoristas de aplicativo que operam na área e parlamentares do estado. Com a concessão planejada, treze praças de pedágio devem ser instaladas ao longo de um percurso de pouco mais de 158,4 km. Essa situação motivou a fundação do movimento 'BH Sem Pedágio', que se opõe à criação dessas praças.

Detalhes da Concessão

O trecho de pedágio, oficialmente denominado 'Lote 8 - Vetor Norte', está previsto para ser leiloado no primeiro semestre de 2025, com investimentos estimados de R$ 4,3 bilhões ao longo de 30 anos. Esta concessão é parte de um total de cinco que o governo estadual planejou para este ano, abrangendo cerca de 3.000 km de rodovias, incluindo aquelas sob jurisdição federal.

Motivação do Movimento

O movimento 'BH Sem Pedágio' foi idealizado pelo vereador Wanderley Porto e pelo deputado federal Fred Costa (ambos do PRD), em resposta às reivindicações de motoristas de aplicativo que atendem a demanda do Aeroporto de Confins, localizado na área programada para concessão. Até agora, conforme relatos de Porto, um abaixo-assinado reuniu mais de 2.000 assinaturas em menos de doze horas. O vereador descreveu a cobrança como 'absurda', afirmando que ela pode prejudicar o direito de ir e vir de muitas pessoas e afetar negativamente a renda de quem utiliza rotineiramente essas vias. Além disso, ele destacou que isso pode resultar em aumentos significativos nos preços de mercadorias e serviços na capital.

Sistema de Cobrança Proposto

Segundo informações do governo de Minas, os pedágios que estão sendo planejados incluirão um sistema livre de passagem, eliminando a necessidade de praças de pedágio convencionais. Dispositivos eletrônicos serão utilizados para identificar a placa e o tipo de veículo, estabelecendo tarifas baseadas na distância efetivamente percorrida. O governo também prometeu um modelo de cobrança que procura garantir justiça tarifária para os usuários.

Valores das Tarifas Propostas

Os valores dos pedágios nas rodovias projetadas são os seguintes:

  • Rodovia LMG800: KM 5,6 (próximo ao Aeroporto de Confins) - R$ 3,54
  • Rodovia MG010: KM 17,4 (entre Belo Horizonte e Vespasiano) - R$ 1,68
  • Rodovia MG424: KM 4,2 (entre Vespasiano e São João da Lapa) - R$ 1,66

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