{{noticiaAtual.categoria.titulo}}

{{noticiaAtual.titulo}}

{{clima.temp}} °C

{{clima.description}} em

{{relogio.time}}

{{relogio.date}}
Política

Início do Ano Legislativo Marca Mudança na Relação entre Câmara e Prefeitura de Belo Horizonte

Após um período de colaboração, Câmara Municipal de BH se prepara para avaliar projetos da Prefeitura com cautela.

Início do Ano Legislativo Marca Mudança na Relação entre Câmara e Prefeitura de Belo Horizonte
Fonte: https://otempo.scene7.com/is/image/sempreeditora/opini%C3%A3o-polarizacao-camara_de_belo_horizonte-debate_politico-1738325205?qlt=90&ts=1738325295252&dpr=off

O ano legislativo na Câmara Municipal de Belo Horizonte inicia hoje, sinalizando o fim da 'lua de mel' com a administração municipal. Após o governo conseguir aprovar, no final de 2024, todas as propostas de interesse do Executivo, o clima na Casa parece ter mudado. Agora, a oposição promete analisar as propostas da Prefeitura de forma mais cautelosa.

Reestruturação Política

A bancada do PL, que é a maior da Câmara com seis dos 41 vereadores, lidera a oposição. O partido ocupa a secretaria geral da Mesa Diretora, comandada por Pablo Almeida, e é cotado para assumir a presidência da Comissão de Legislação e Justiça (CLJ), a mais influente do Legislativo, com o vereador Uner Augusto. O PL, aliado do presidente da Câmara, Juliano Lopes (Podemos), se encontra em tensão com o prefeito em exercício, Álvaro Damião (União), desde as negociações para a eleição da presidência da Casa, realizada em 1º de janeiro.

Alinhamento e Conflitos

Juliano e Damião têm defendido a importância da harmonia entre os dois poderes, mas até o momento não se tiveram conversas significativas desde a eleição. O líder do PL, Sargento Jalyson, enfatizou que a oposição fará uma análise minuciosa das propostas do governo: "Cada projeto enviado pela prefeitura será analisado um a um, no conta-gotas. Se o texto for bom, ótimo, vamos votar. Se for ofensivo aos nossos valores, seremos contra", afirmou.

Expectativas do Executivo

O prefeito em exercício, Álvaro Damião, tem se mostrado cauteloso em seus primeiros atos no cargo, sancionando projetos de vereadores de ambos os lados, com o intuito de evitar desgastes políticos. Em uma cerimônia no dia 7 de janeiro, sanções de projetos de lei de parlamentares foram realizadas, incluindo de um vereador da oposição.

Comissões e Futuras Decisões

Juliano Lopes anunciou a formação de oito das nove comissões permanentes da Câmara, sendo que a presidência de cada uma delas será definida em breve. A expectativa é que a maioria das comissões fique sob o controle de aliados, já que o PSD e o União Brasil, que apoiaram o prefeito afastado, não terão presidências. Dessa forma, a composição da Câmara para o biênio 2025/2026 será crucial para as articulações políticas e a relação entre os poderes em Belo Horizonte.

Esse site usa cookies.

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.