Bartenders costumam frequentar diferentes estabelecimentos quando desejam apreciar uma boa bebida. Pedro Piton, do Animus em São Paulo, pode ser encontrado explorando bares que ofereçam coquetéis inovadores e experiências únicas na cidade.
Os bartenders costumam frequentar locais variados para beber. Pedro Piton, do Animus em São Paulo, faz parte desse cenário. Para saber mais detalhes, acesse a matéria completa na CNN Brasil.
Por Gustavo Carmo
10/11/2024 19:53 · Publicado há 1 mês
Com quase dez anos de atuação no setor de Alimentos e Bebidas, Pedro Piton acumulou experiência no salão, cozinha e administração de estabelecimentos em São Paulo, até se tornar chef de bar no Animus, restaurante da talentosa Giovanna Grossi. Através da coquetelaria, ele busca resgatar elementos históricos do Brasil, despertando memórias afetivas e criando novas referências, em vez de focar somente em recriações de drinques clássicos.
Alinhado ao conceito do Animus, Piton utiliza ingredientes regionais e frutas brasileiras, como uvaia, seriguela, pitanga negra e baunilha do cerrado. Suas criações são fruto de um extenso estudo sobre ingredientes e bebidas alcoólicas nacionais, além de serem diretamente influenciadas pelo que é produzido na cozinha do restaurante. Quando está fora de seu balcão, Piton explora outros bares pela capital, notadamente na zona oeste, onde vive e trabalha.
Bares favoritos de Pedro Piton em São Paulo
- Cascasse il Mondo: Localizado na Pompeia e comandado por João Menon e Fernandinho Dlouhy, este bar possui uma estética inspirada nos bares de Nova Iorque, oferecendo uma diversificada e sofisticada carta de drinques. É um lugar acessível e excelente para provar destilados diversos e tapas de qualidade. Minha recomendação é o Pistacchio Severo (clarificado de Irish whiskey, pistache e licor de ervas). Endereço: R. Tucuna, 724 – Pompeia, São Paulo – SP.
- Boca de Ouro: Encabeçado pelo renomado bartender Arnaldo Hirai, este local em Pinheiros oferece uma excelente relação custo-benefício, com drinques e petiscos impecáveis para um ótimo aperitivo. É onde nasceu o novo clássico da coquetelaria nacional, o Macunaíma, que aprecio bastante, além do Chaparral (Paratudo, limão, licor de café, açúcar). Endereço: R. Cônego Eugênio Leite, 1121 – Pinheiros, São Paulo – SP.
- Santana Bar: Em Pinheiros, este estabelecimento é liderado pelo premiado Gabriel Santana, proporcionando experiências sensoriais autênticas nos coquetéis. É um bar que considero essencial na rota para explorar e desfrutar de drinques autorais, como o Peperista (gin, baunilha, sabugueiro, limão, pimentão vermelho e Bitter de laranja). Costumo retornar periodicamente para conferir as novas propostas da casa. Endereço: R. Joaquim Antunes, 1026 – Pinheiros, São Paulo – SP.
- Flora Bar: Com uma carta assinada por Adriana Pino e sob o comando de Caíque Alves, este bar no Jardins é perfeito para degustar coquetéis autorais com sabores frutados e refrescantes. O ambiente possui uma atmosfera única e sabores memoráveis, recomendo o Phaea (gin, cambuci, pepino). Endereço: R. Padre João Manuel, 795 – Cerqueira César, São Paulo – SP.