{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://midias.em.com.br/_midias/jpg/2025/02/01/520x405/1_dsc01314_990x557-45689407.jpg?20250201124707?20250201124707
Flávio Bolsonaro afirma que Motta e Alcolumbre se comprometeram a pautar anistia
Senador destaca apoio à legislação que anistia condenados pelo 8 de Janeiro durante entrevista.
O senador Flávio Bolsonaro comentou, em entrevista aos jornalistas Rodrigo Rangel e Guilherme Amado, do PlatôBR, que Hugo Motta, que é o candidato mais cotado para a presidência da Câmara dos Deputados, assumiu o compromisso de pautar o projeto de lei que prevê a anistia para os condenados pelo 8 de Janeiro, conhecido como PL da Anistia. Flávio ainda afirmou que Motta não irá interromper o progresso do projeto caso este cumpra os requisitos regimentais necessários para ser votado.
Compromissos de Pauta
Segundo Flávio, Davi Alcolumbre, que também está na corrida pela presidência do Congresso Nacional, igualmente se comprometeu a colocar a anistia em pauta. "Ambos se comprometeram com aquilo que nós sempre quisemos: cumprir o regimento. Se tivermos um requerimento de urgência para o projeto ser pautado no plenário, é óbvio que nós temos o compromisso. Tanto do Hugo Motta, quanto do Davi Alcolumbre. Não poderia ser diferente em relação a qualquer presidente que estiver colocando seu nome na disputa: cumprir o regimento", afirmou o senador.
Reação da Oposição
Os governistas têm alegado que tanto Motta quanto Alcolumbre se posicionaram contra a pauta da anistia. Contudo, Flávio defende que não é viável para eles se comprometerem com o governo Lula em manter o PL da Anistia fora da agenda, pois, segundo ele, os presidentes são obrigados a seguir o regimento se o projeto estiver em tramitação.
Pressão dos Deputados
Conforme relatado pelo PlatôBR, os deputados do PL estão se organizando para pressionar Hugo Motta em relação ao PL da Anistia e não descartam a possibilidade de tumultuar a pauta da Câmara dos Deputados, caso o futuro presidente eleito não concorde em votar a proposta.