{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://midias.em.com.br/_midias/jpg/2025/03/22/1000x1000/1_wtv1deborah-48468006.jpg?20250322192149?20250322192149
Conheça Déborah Morato, a mineira do ‘Pequenas empresas & grandes negócios’
Jornalista de Divinópolis estreia na atração nacional da Globo após sucesso no programa ‘Espia só’
Déborah Morato, natural de Divinópolis, na Região Central de Minas Gerais, é a nova repórter do programa “Pequenas empresas & grandes negócios”, exibido aos sábados pela TV Globo. A jornalista está levando a cultura e o sotaque mineiros para a atração que destaca histórias de sucesso, tendências de mercado e dicas para novos empreendedores.
Trajetória Profissional
Com 39 anos, Déborah iniciou sua carreira na televisão como estagiária no SBT/Alterosa, onde atuou em produção e operação de áudio, caracteres e teleprompter. Antes de integrar a equipe nacional, ela idealizou e apresentou o programa “Espia só”, exibido na EPTV Sul de Minas, afiliada da Globo. O programa, lançado em novembro de 2023, conquistou o Prêmio Rede Globo de Melhor Programa Semanal Local em seu primeiro ano no ar.
Desafios e Novos Caminhos
Ao receber o convite para o “Pequenas empresas & grandes negócios”, Déborah sentiu uma mistura de emoções. “Eu não esperava o convite, ele veio com um pouco de insegurança, alegria e tristeza ao mesmo tempo. ‘Espia só’ é um filho que deixei, mas sei que este programa premiado vai continuar alçando grandes voos. Além disso, o convite significa que tenho capacidade e meu trabalho está sendo reconhecido”, declarou a jornalista.
Com duas décadas de experiência em roteiro, edição, apresentação e produção, ela se sente preparada para os desafios do jornalismo voltado ao empreendedorismo. A principal dificuldade, segundo Déborah, é a distância de sua região natal, pois atualmente reside em São Paulo, após viver em Divinópolis e Belo Horizonte durante toda a vida.
Reportagens e Representatividade
Na estreia, em 8 de março, Déborah apresentou o quadro “Mulher empreendedora”, destacando Sheila Makeda, produtora de cosméticos para cabelos afro com ingredientes naturais, e Marianna Cyrillo, que também foi entrevista daquela edição. No dia 15 de março, ela fez uma reportagem sobre uma mergulhadora de Ilha Grande (RJ) que criou um negócio de artesanato utilizando redes de pesca retiradas do fundo do mar.
Segundo a jornalista, “o empreendedor faz a roda girar no Brasil. Me encanta viajar pelo país em busca de grandes histórias de pequenos empreendedores. O programa é para quem busca ideias e dicas de mercado, mas também para aqueles que sonham em empreender e procuram sugestões de como começar. É a vitrine de quem já começou e dá certo, mas também é escola sobre como se manter no mercado de forma criativa”.
Identidade Mineira na TV Nacional
Déborah deseja representar sua terra natal na tela nacional. “Hoje, a televisão oferece liberdade maior, não é mais engessada como há alguns anos. Então, é uma oportunidade de levar o nosso sotaque para a tela nacional. Posso sugerir histórias de empreendedores mineiros para o programa”, enfatizou.