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Copasa moderniza e agiliza ligação de novos imóveis à rede de água e esgoto
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Copasa moderniza e agiliza ligação de novos imóveis à rede de água e esgoto

Programa Simplifica reduz burocracia, prazos e otimiza processos para empreendimentos imobiliários em Minas Gerais

Por Admin

07/08/2025 08:01 · Publicado há 2 dias
Categoria: Economia

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) anunciou uma série de medidas para modernizar e facilitar a ligação de empreendimentos imobiliários aos sistemas de água e esgoto. O objetivo é desburocratizar o processo, reduzir prazos e melhorar a comunicação com os empreendedores.

Revisão dos processos e checklists

Por meio do programa Simplifica, os checklists usados na análise de projetos foram revisados e reduzidos de 376 para 109 itens, com destaque para a análise de projetos de água, que caiu de 132 para 32 itens. Além disso, 49 processos foram eliminados e 218 otimizados para garantir clareza, objetividade e padronização, eliminando exigências redundantes e ambiguidades.

Evento de apresentação

As medidas foram apresentadas em um evento realizado no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), em Belo Horizonte. Participaram representantes da Copasa, do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), da Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano de Minas Gerais (Aelo-MG) e da Câmara do Mercado Imobiliário e Sindicato de Habitação (CMI/Secovi-MG).

Fernando Passalio, presidente da Copasa, destacou que "o Simplifica foi criado para transformar a relação da Copasa com o setor de loteamentos, um setor altamente promissor em Minas Gerais, que gera milhares de empregos e é estratégico para o crescimento ordenado das cidades. Essa interlocução, que historicamente foi muito burocrática, agora será mais ágil, transparente e mais eficiente".

Flávio Guerra, presidente da Aelo, afirmou: "Podemos perceber uma redução clara de prazo, chegando aí, em alguns casos, a muito mais de 50%. E também clareza de processos, que foram otimizados para que fosse deixado de forma mais límpida quais são as responsabilidades e quais são os objetivos que o empreendedor tem que cumprir em relação aos projetos na Copasa".

Gustavo Amorim, diretor administrativo-financeiro da Aelo/MG, comentou que "com esse processo de melhoria, vai levar um tempo menor de aprovação dos projetos, um tempo menor de execução das obras, o que vai incidir também, no final, um ganho de tempo e uma disponibilidade maior para todos os usuários e clientes da Copasa".

Principais mudanças e prazos reduzidos

  • A emissão da Diretriz Técnica Básica (DTB) e a análise de projetos passaram de 240 para 130 dias;
  • O termo de acordo e o plano de trabalho foram unificados, reduzindo o prazo de 60 para 30 dias;
  • Inspeções de materiais e equipamentos agora ocorrem em até 12 dias, realizadas digitalmente via Portal Interliga.

Outras melhorias previstas

A iniciativa integra uma redefinição do modelo operacional da Diretoria de Operações (DOP), incluindo:

  • Redefinição de papéis e responsabilidades com dono de ponta a ponta do processo;
  • Novos níveis de serviço por etapa, com prazos estabelecidos para cada ação;
  • Atualização do Portal Interliga e dos materiais informativos para empreendedores.

Processo de ressarcimento e novo canal digital

A Copasa estruturou um processo claro para ressarcimento de empreendedores que executarem obras de infraestrutura de água e esgoto, com reembolso realizado após doação e emissão do Termo de Recebimento de Obras (TRO), baseado em critérios técnicos e valores atualizados registrados no SAP.

O novo Portal do Empreendedor será o principal canal de relacionamento, reunindo todas as informações sobre processos, normas, checklists, manuais e prazos, oferecendo um site mais intuitivo para empreendedores e equipes internas da Copasa.

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