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Economia

Comerciantes mineiros estão otimistas com aumento nas vendas para o Dia dos Pais em 2025

Pesquisa da Fecomércio MG revela que mais da metade dos empresários esperam faturamento superior ao do ano passado na data comemorativa

Comerciantes mineiros estão otimistas com aumento nas vendas para o Dia dos Pais em 2025
Fonte: https://midias.em.com.br/_midias/jpg/2025/05/17/1200x720/1_10_central_world_bangkok_shopping_wpcpey_wikimedia_commons-52194978.jpg?20250723150913?20250723150913

Mais da metade (55,2%) dos comerciantes de Minas Gerais acreditam que as vendas para o Dia dos Pais, que será comemorado em 10 de agosto, vão superar os resultados de 2024. Segundo o estudo realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG), 29,1% dos empresários esperam que as vendas fiquem estáveis em relação ao ano anterior, enquanto 15,7% preveem queda nas receitas.

Estudo e perspectivas dos comerciantes

A pesquisa, conduzida pelo Núcleo de Pesquisa e Inteligência da Fecomércio MG, ouviu 409 empresas de diferentes regiões do estado entre os dias 7 e 14 de julho. Gabriela Martins, economista da Fecomércio MG, destaca o valor afetivo da data: "O Dia dos Pais é uma data que possui um apelo emocional muito alto. Isso implica que, por mais que o consumidor esteja endividado, há um aumento considerável da busca por determinados produtos (principalmente aqueles que compõem a cesta de itens buscados pelo público masculino) no período que abrange a data. Consequentemente, esta é uma oportunidade para os comerciantes aumentarem suas vendas e traçarem estratégias para estarem cada vez mais próximos dos seus clientes".

Motivações para expectativa positiva e negativa

Entre os motivos apontados para o otimismo com o aumento das vendas, destacam-se o otimismo geral (68,5%), o valor afetivo da data (21,8%), o lançamento de novos produtos (15,2%) e a expectativa de maior volume de vendas (14,5%). O percentual de crescimento mais citado pelos empresários é de até 10%, seguido por faixas entre 10% e 20% (22,6%) e entre 20% e 30% (19,5%).

Por outro lado, os motivos que pesam para uma possível piora nos resultados incluem a crise econômica (25,5%), o endividamento dos consumidores (23,4%), maior cautela dos compradores (21,3%) e preços elevados dos produtos (17%).

Ações promocionais e produtos preferidos

Para incentivar as vendas, 48,2% dos empresários planejam lançar promoções, 41,5% investirão em atendimento diferenciado, 21,4% em divulgação nas redes sociais e 16,5% em propaganda tradicional. Quanto aos itens que devem ser mais presentesados na data, lideram roupas (26,6%), kits ou cestas (20,7%), calçados (14,2%), carnes (10,7%), cosméticos (8,3%) e bebidas (7,7%).

Além disso, 56,5% dos comerciantes pretendem investir em produtos ou serviços específicos para o Dia dos Pais. O tíquete médio esperado para a maioria dos consumidores está entre R$ 70 e R$ 100 (25,4%), seguido pelas faixas de R$ 100 a R$ 200 (24,1%) e de R$ 50 a R$ 70 (17,1%).

Formas de pagamento e previsão de vendas

Quanto às formas de pagamento, o cartão de crédito parcelado será o mais utilizado, segundo 47,2% dos entrevistados, seguido pelo Pix (26,1%), cartão de crédito à vista (12%) e cartão de débito (5,7%). Os comerciantes esperam que 79,3% das vendas relacionadas ao Dia dos Pais ocorram na semana que antecede a data.

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