{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://otempo.scene7.com/is/image/sempreeditora/pol%C3%ADtica%20governo-bras%C3%ADlia-df-geraldo_alckmin-donald_trump-1752697485?qlt=90&ts=1752697578243&dpr=off
Alckmin se reúne com big techs para discutir tarifaço de Trump
Vice-presidente coordena comitê interministerial para tratar da tarifa de 50% imposta pelo governo dos EUA sobre produtos brasileiros
O presidente em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, reuniu-se nesta segunda-feira (21) com representantes de grandes empresas de tecnologia para debater a tarifa de 50% que o governo dos Estados Unidos pretende aplicar às importações brasileiras. O encontro aconteceu no Palácio do Planalto e foi incluído de última hora na agenda.
Comissão interministerial e participação
A reunião foi convocada pela comissão interministerial coordenada por Alckmin, que mantém diálogo com os setores da economia impactados pela medida americana, que passa a valer a partir de 1º de agosto. Após o encontro, o presidente em exercício não concedeu entrevistas à imprensa.
Empresas e órgãos envolvidos
Participaram do encontro representantes de várias empresas e entidades, entre eles Nuno Lopes Alves e Gustavo Lage Noman da Visa, Márcia Miya da Apple, Gustavo Dias da Expedia na América Latina, Yana Dumaresq da Meta, Daniel Arbix do Google e Igor Luna da Câmara Brasileira da Economia Digital. Também estiveram presentes representantes dos Ministérios das Relações Exteriores, da Fazenda, do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, além da Vice-Presidência, todos integrantes do comitê interministerial.
Contexto da investigação comercial
Na semana anterior, os Estados Unidos anunciaram a abertura de uma investigação comercial contra o Brasil, alegando práticas desleais, incluindo questões relacionadas à corrupção, desmatamento, limitações à atuação das big techs no país e o sistema de pagamentos Pix, que supostamente prejudicaria empresas financeiras americanas.