{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://otempo.scene7.com/is/image/sempreeditora/economia-dolar-1737069024?qlt=90&ts=1743781541760&dpr=off
Mercado financeiro se agita com retaliação da China ao tarifaço de Trump
Dólar dispara e Bolsa mostra queda significativa nesta sexta-feira após anúncio de novas tarifas.
A retaliação da China nesta sexta-feira, 4, ao tarifaço dos Estados Unidos, anunciado recentemente, está elevando as preocupações nos mercados financeiros em relação a uma possível recessão nos EUA e suas consequências globais, afetando significativamente os ativos de risco. O Ibovespa já perdeu 4 mil pontos, com uma máxima de abertura aos 131.139,05 pontos e uma mínima de 127.139,11 pontos, refletindo uma queda de 3,05%. Apenas seis ações apresentavam valorização entre 87 negociadas.
Impacto Sobre o Dólar
Na manhã desta sexta-feira, o dólar teve um aumento superior a 3%, alcançando R$ 5,81. A reação negativa do mercado mundial ao tarifaço de Donald Trump e a resposta da China têm contribuído para essa volatilidade. "Os últimos três dias foram complicados. As tarifas americanas impactam toda a cadeia de suprimentos globalmente. Observamos um desastre nos mercados. Um ponto positivo é que o Brasil está com uma taxa mínima de 10%. Dos males, o menor", afirmou Pedro Moreira, sócio da One Investimentos.
Reações do Mercado
Embora o Ibovespa tenha registrado uma queda de 0,04% na sessão anterior, o cenário atual eleva a desvalorização semanal para 3,55% e a queda mensal para 2,33%. Às 11h16, o índice estava em 127.170,63 pontos, com uma nova queda de 3,30% e apenas seis ações em alta.
Retaliação Chinesa e Resultados Econômicos
Em resposta, a China anunciou tarifas de 34% sobre todos os bens importados dos EUA, que começarão a valer a partir do dia 10. Além disso, suspendeu importações de duas empresas de carne de aves dos EUA. Alison Correia, analista de investimentos e sócio-fundador da Dom Investimentos, comentou: "As duas maiores economias acabam de efetivar uma guerra comercial". Isso acentuou as perdas dos índices de ações internacionais e dos preços do petróleo, que caiu para os menores patamares em três anos.
Comentários de Donald Trump
Em resposta à retaliação da China, Donald Trump mencionou que o país "jogou errado e entrou em pânico, o que não podiam fazer". "Trump agiu, trucou e a China trucou e gritou 6", acrescentou Jefferson Laatus, estrategista-chefe do Grupo Laatus, usando uma expressão do jogo de truco. O cenário é desafiador, com ações do setor de petróleo apresentando quedas de até 8,50%.