{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://otempo.scene7.com/is/image/sempreeditora/cidades-chuva-contagem-mg-defesa-civil-1742247579?qlt=90&ts=1742247676087&dpr=off
Após temporal, Prefeitura de Contagem oferece assistência às famílias e anuncia obras na Vila Samag
Apoio e projetos de drenagem visam minimizar os impactos das enchentes na região
Moradores da Vila Samag contabilizam os prejuízos provocados pelo forte temporal que atingiu a região Industrial, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, na tarde dessa segunda-feira (17 de março). A avenida Cinco e algumas casas ficaram alagadas. Equipes da Defesa Civil trabalham no local para avaliar danos e prestar assistência necessária à população.
Ações de Assistência
Segundo o órgão, equipes da Secretaria de Obras e Assistência Social estarão no local ao longo do dia. Ainda nessa segunda-feira (17), em razão das fortes chuvas, foram distribuídos 35 hipocloritos, 25 colchões e 13 cobertores para as famílias das residências atingidas na Vila Samag. O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) realizará visitas às famílias afetadas para avaliar e oferecer apoio necessário.
Obras Previstas
As constantes inundações e os prejuízos enfrentados por moradores da Vila Samag podem estar com os dias contados, segundo a Prefeitura de Contagem. Em nota, a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos informou que, recentemente, houve uma reunião entre a prefeitura e moradores das vilas Samag, São Vicente e Santo Antônio, discutindo um plano de drenagem e desapropriação. No encontro, foi apresentado às comunidades o projeto que deverá remover cerca de 300 famílias dos locais.
Detalhes do Projeto de Drenagem
As obras incluem a implementação de três bacias hidrográficas: a Bacia B7B na área ocupada pela Vila São Vicente; a Bacia B7C na área ocupada pela Vila Santo Antônio; e a Bacia B7C-Canal na área ocupada pela Vila Samag. Além disso, as obras preveem ainda uma galeria de macrodrenagem para interligar a Bacia B7B e B7C. Ao todo, as três bacias somam uma capacidade volumétrica de mais de 70 mil metros cúbicos e garantirão a drenagem hidráulica da região.
Investimento Financeiro
Conforme o Executivo, o valor do investimento será em torno de R$ 100 milhões ao longo de três anos, e os recursos estão sendo buscados por meio do Programa de Aceleração do Crescimento – Novo PAC.