{{noticiaAtual.titulo}}

Parcelamento de Contas de Água e Luz em Minas Gerais
Medida atende moradores afetados por chuvas em 121 municípios em situação de calamidade.
Moradores de cidades em estado de emergência ou calamidade pública devido às fortes chuvas podem solicitar parcelamento das contas de água e luz da Copasa e da Cemig, respectivamente, em até 36 vezes. A medida foi anunciada pelo governo de Minas nesta segunda-feira, 27 de janeiro.
Contexto
A adequação é válida para municípios que tiveram o decreto de situação de emergência ou calamidade reconhecido pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec). Atualmente, 121 cidades em Minas Gerais estão nessas condições, o que tem gerado grande preocupação nas comunidades afetadas.
Objetivos da Medida
Segundo o governador Romeu Zema, as iniciativas visam “garantir condições mais justas para que as pessoas possam se reestabelecer”. Ele ressaltou que as equipes continuam mobilizadas para apoiar e oferecer ajuda humanitária às famílias impactadas pelas chuvas intensas.
Como Solicitar o Parcelamento
Copasa: Os moradores podem solicitar o parcelamento das contas de água e esgoto pelos seguintes canais de atendimento: via webchat disponível no site oficial da Copasa, pelo WhatsApp no número (31) 99770-7000, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, além de agências presenciais da companhia.
Cemig: A Cemig também oferece a opção de parcelamento em até 36 vezes para clientes residenciais e comerciais atendidos em baixa tensão (até 220 volts). Os interessados devem acessar os canais oficiais no site da Cemig. As condições de parcelamento serão válidas enquanto os decretos de emergência e calamidade pública estiverem em vigor nas cidades afetadas.
Cidades Envolvidas
Entre as cidades que estão em situação de emergência ou calamidade estão: Brazópolis, Galiléia, Mendes Pimentel, Rochedo de Minas, Guaranésia, Uberaba, Tapira, Conselheiro Pena, Alfenas e muitas outras, totalizando 121 municípios afetados.