{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://www.otempo.com.br/content/dam/otempo/editorias/economia/2024/3/economia-comprar-ou-alugar-imovel-juros-do-credito-imobiliario-imoveis-em-bh-financiamento-imobiliario-juros-para-compra-da-casa-propria-aluguel-1713336721.jpeg
Demanda por apartamentos com mais de 2 quartos cresce significativamente em BH
Levantamento revela aumento no interesse por imóveis espaçosos e bem localizados na capital mineira.
O interesse de moradores de Belo Horizonte em adquirir apartamentos com mais de dois quartos mais que dobrou entre outubro de 2024 e janeiro de 2025, passando de 16% para 38%. Os dados são do Índice de Confiança no Setor Imobiliário – Loft, em parceria com a Offerwise.
Queda na busca por studios
Durante o mesmo período, a intenção de compra de imóveis compactos, conhecidos como studios, caiu pela metade, passando de 10% para 5%. A pesquisa também mostra que a preferência por casas continua alta. Em outubro de 2024, 55% dos entrevistados expressaram interesse em adquirir uma casa, e esse percentual subiu para 67% em janeiro de 2025.
Características valorizadas
Fábio Takahashi, gerente de Dados da Loft, comenta: "Como já verificado em pesquisas anteriores, espaço é uma característica importante para os mineiros, assim como ter mais de uma vaga de garagem. Essas preferências ajudam a explicar a alta na demanda por apartamentos com mais de dois dormitórios e casas".
Importância da localização
Além do espaço, a localização também é um fator crucial na decisão de compra. A procura por imóveis próximos de transporte público aumentou de 25% para 38%, enquanto a preferência por residências em "bairros tranquilos" subiu de 43% para 54%. Takahashi destaca que um estudo realizado em 2022 indicou que 47% dos belo-horizontinos gastam até 30 minutos para se deslocar ao trabalho, o que demonstra a busca por imóveis em locais bem servidos de transporte público para melhorar a qualidade de vida.