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Oito em cada dez brasileiros percebem aumento nos preços dos alimentos, revela pesquisa
Pesquisa mostra que a alta nos preços dos alimentos impacta todas as classes sociais.
Uma pesquisa realizada pela Quaest revelou que a maioria da população brasileira sente os efeitos do aumento dos preços dos alimentos e das tarifas de serviços essenciais. Oito em cada dez brasileiros afirmam que os preços dos alimentos subiram, com a percepção de elevação nos custos sendo semelhante em todas as classes sociais.
Aumento nos Preços
De acordo com os dados, menos de 10% das pessoas em todas as faixas de renda citam a queda nos preços. A percepção de estabilidade varia apenas entre 11% na classe baixa e 14% na classe alta. O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) corroborou essas informações, apontando uma alta acumulada de 5,4% nos preços de alimentos e bebidas nos últimos cinco meses, superando a inflação anual de 2024, que foi de 4,83%.
Impacto nas Compras Domésticas
Os itens da cesta básica, como cenoura, tomate e café, tiveram aumentos significativos. Em janeiro, o aumento médio dos produtos consumidos em casa foi de 1,07%, puxado principalmente pelo preço da cenoura, que subiu 36,14%, seguido pelo tomate com 20,27%, e o café moído com 8,56%. Especialistas atribuem esse aumento a problemas climáticos que afetaram a produção de alimentos em várias regiões do país.
Encarecimento de Serviços Essenciais
Além dos alimentos, as tarifas de água e eletricidade também impactaram severamente o orçamento das famílias, com 69% das famílias de classe baixa relatando a percepção de aumento nas contas. O IPCA indicou uma alta de 0,97% nas tarifas em janeiro, a maior variação mensal desde 2023. No entanto, houve uma queda de 14,4% nas tarifas de energia elétrica, graças a descontos concedidos a consumidores com menor consumo.
Avaliação do Governo e Reflexos Políticos
A alta nos preços de alimentos e serviços essenciais está gerando repercussões negativas para o governo do presidente Lula, que pediu publicamente aos consumidores para deixarem de comprar produtos considerados caros. Sua popularidade sofreu uma queda significativa, com a aprovação do governo despencando de 35% para 24% em apenas dois meses, conforme dados de pesquisa do Datafolha.
Considerações Finais
A pesquisa da Quaest entrevistou 2.000 brasileiros e revela um panorama preocupante sobre a situação econômica do país, onde a alta nos preços dos alimentos se torna uma das principais preocupações da população e do governo.