{{noticiaAtual.categoria.titulo}}

{{noticiaAtual.titulo}}

{{clima.temp}} °C

{{clima.description}} em

{{relogio.time}}

{{relogio.date}}
Queda nos preços das hortaliças após aumento da oferta no atacado
Fonte da imagem: https://medias.itatiaia.com.br/dims4/default/8a1c583/2147483647/strip/true/crop/746x420+12+0/resize/1000x563!/quality/90/?url=https%3A%2F%2Fk2-prod-radio-itatiaia.s3.us-east-1.amazonaws.com%2Fbrightspot%2F0e%2F60%2Fe7dfb3664957af37cdf285741e95%2Fhorta.jpg

Queda nos preços das hortaliças após aumento da oferta no atacado

Cebola, cenoura e batata registram redução de preços nas principais Centrais de Abastecimento, aponta Conab

Por Admin

28/07/2025 16:31 · Publicado há 16 horas
Categoria: Outros

O 7º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no dia 22 de julho, revela uma tendência de queda nos preços das hortaliças devido à boa oferta nos mercados atacadistas. Produtos como cenoura, batata e cebola apresentaram redução nos valores médios ponderados no mês de junho.

Redução nos preços das hortaliças

Após um período de alta desde o início do ano, os preços da cebola caíram em quase todas as Centrais de Abastecimento (Ceasas) analisadas, com destaque para Pernambuco, que registrou uma queda percentual de 26,37%. Apenas Santa Catarina apresentou aumento nas cotações. Essa diminuição é habitual para o período, considerado de maior oferta da cebola no país, com produção concentrada em estados como São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Bahia, o que também contribui para a redução dos custos logísticos.

A batata teve comportamento semelhante, com a intensificação da safra de inverno, destacando-se a produção nas microrregiões de Araxá (MG), São João da Boa Vista (SP) e Cristalina (GO). Entre as Ceasas analisadas, nove apresentaram queda nos preços, sendo a maior redução observada no Rio de Janeiro.

Apesar da oferta menor em junho, as cotações da cenoura também diminuíram em relação a maio, pois a quantidade disponível nos mercados atacadistas ainda foi suficiente para possibilitar a queda dos preços.

Outras hortaliças e frutas

A Conab observou ainda uma baixa na média ponderada dos preços da alface, atribuída à redução da demanda típica deste período devido às temperaturas mais baixas. Já o tomate apresentou variações regionais nos preços, com alta de 36,2% em Fortaleza e queda de 17,56% em Rio Branco, influenciado pela maturação mais lenta causada pelo clima frio e geadas em algumas regiões produtoras.

Quanto às frutas, em maio, os preços da banana, laranja, mamão e melancia registraram retração. O mercado da banana nanica teve maior volume, resultando em preços menores, enquanto a banana prata, com oferta menor, apresentou valores superiores. Os preços da laranja caíram em quase todas as Ceasas devido ao aumento da comercialização das variedades precoces e tardias, além da concorrência com a mexerica poncã e à menor demanda pelo frio.

A melancia teve queda nos preços influenciada pelo frio e boa oferta, enquanto o mamão apresentou diminuição na disponibilidade das variedades papaya e formosa, porém com leve queda na média dos preços devido à menor procura. A maçã foi a única fruta a registrar alta nos preços médios, motivada pelo controle de oferta das classificadoras e aumento das importações, apesar da demanda reduzida pelo clima frio e início das férias escolares.

Exportações

De janeiro a junho de 2025, o volume total de hortaliças exportadas alcançou 559,84 mil toneladas, um aumento de 28% em relação ao mesmo período do ano anterior. O faturamento foi de US$ 646,2 milhões (FOB), 16% superior ao registrado no primeiro semestre de 2024. Os principais estados exportadores foram Rio Grande do Norte, Ceará, São Paulo e Pernambuco, com os maiores compradores sendo Bélgica, Países Baixos, Estados Unidos, Reino Unido e China.

Esse site usa cookies.

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Termos de uso & Política de privacidade