{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://www.otempo.com.br/content/dam/otempo/editorias/economia/2024/5/economia-conta-de-luz-1716399071.jpg
Conta de luz com bandeira verde garante alívio aos consumidores em fevereiro
Reservatórios cheios dispensam uso de termoelétricas e mantêm tarifas estáveis.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu que em fevereiro a bandeira verde, a opção menos onerosa, será mantida para a cobrança do fornecimento de energia elétrica pelo Sistema Interligado Nacional (SIN). Este é o terceiro mês consecutivo em que os consumidores não enfrentarão nenhum acréscimo nas tarifas mensais.
Contexto
A definição da cor da bandeira ocorre mensalmente, refletindo a variação dos custos de geração de energia, e é determinada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que busca a melhor estratégia de geração para atender à demanda. Durante os meses chuvosos, como novembro, dezembro e janeiro, os reservatórios das hidrelétricas ficam em níveis altos, eliminando a necessidade de acionar as termoelétricas, que são mais caras e poluentes devido ao uso de combustíveis fósseis.
Funcionamento do Sistema de Bandeiras
O sistema de bandeiras, implementado em 2015, funciona como um sinal de trânsito para os consumidores, indicando a necessidade de economizar energia de acordo com a variação nos custos de produção de eletricidade.