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Transporte público: Sabará recebe 24 novos ônibus metropolitanos
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Transporte público: Sabará recebe 24 novos ônibus metropolitanos

Renovação da frota metropolitana visa modernizar o transporte coletivo e reduzir a idade média dos veículos

Por Admin

04/10/2025 17:32 · Publicado há 2 dias
Categoria: Economia

Nesta segunda-feira (24/03), a cidade de Sabará recebeu 24 novos ônibus metropolitanos, reforçando o processo de renovação da frota que atende a Região Metropolitana de Belo Horizonte. Desde dezembro de 2024, quando iniciou a primeira entrega após o acordo firmado em setembro do mesmo ano, já foram entregues 507 veículos. Está prevista a aquisição total de 600 ônibus metropolitanos pelo Governo de Minas ainda em 2025.

Contexto e importância da renovação

O vice-governador Mateus Simões (Novo) destacou a relevância da entrega: “Hoje nós ultrapassamos 500 ônibus que já foram trocados no transporte metropolitano como um todo. Sabará é simbólica para isso porque é a linha mais movimentada do nosso metropolitano, transportando 10 mil pessoas por dia”.

A renovação faz parte de um acordo entre o governo de Minas Gerais e as empresas de ônibus, no qual foram destinados R$ 382 milhões de recursos estaduais para essa iniciativa. As concessionárias também investirão na compra de mais 250 veículos no segundo semestre, totalizando 850 ônibus renovados.

Detalhes da frota e benefícios

Os novos ônibus entregues representam 35,4% da frota metropolitana, que conta com cerca de 2,4 mil veículos. Segundo a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), essa renovação vai reduzir a idade média dos ônibus de 11 para 6 anos, aumentando a eficiência e qualidade do serviço.

Simões comentou sobre o planejamento anual da renovação: "É o suficiente nesse momento, que estamos mirando nos ônibus mais velhos. A cada ano temos que ter estratégias para garantir que vamos renovar uma parte da frota. O ideal é que a gente renove, por ano, cerca de 15% da frota, de forma que a gente nunca tivesse ônibus com mais de seis ou sete anos transportando os nossos passageiros”.

Critérios para substituição e impactos ambientais

A seleção dos ônibus para substituição considera a idade dos veículos, número de reclamações e volume de passageiros transportados. Os novos veículos são do modelo Padrão Euro 6, equipados com ar-condicionado e emitem 80% menos poluentes, atendendo às normas de emissão para veículos a diesel.

Impactos da pandemia no transporte coletivo

A renovação também busca reequilibrar os contratos do transporte coletivo em função dos impactos causados pela pandemia de Covid-19. Dados mostram que antes da pandemia, a média diária de passageiros era de 850 mil, reduzida atualmente para cerca de 570 mil. Isso elevou os custos operacionais. Segundo Simões: “Quando a gente teve a pandemia, a queda do número de passageiros gerou um dever do estado de indenizar as concessões. A maior parte dos municípios e estados do Brasil fez isso colocando dinheiro na mão das concessionárias, nós fizemos um acordo diferente para garantir que esse recurso seria integralmente utilizado na renovação da frota”.

Tarifas e comparação metropolitana

Em dezembro de 2019, a tarifa principal metropolitana era 24% superior à tarifa da capital Belo Horizonte. Atualmente, com parte da tarifa da capital subsidiada, essa diferença aumentou para 48%, sendo R$ 7,70 na região metropolitana contra R$ 5,25 na capital.

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