{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://otempo.scene7.com/is/image/sempreeditora/economia-serasa_limpa_nome-serasa-dividas-1753734944?qlt=90&ts=1753735041138&dpr=off
4 em cada 10 universitários já trancaram curso por dívidas
Pesquisa revela impacto financeiro e emocional do endividamento entre estudantes universitários em Minas Gerais
Ao menos 42% dos estudantes universitários já precisaram trancar o curso devido a dificuldades para pagar as mensalidades, segundo pesquisa realizada pela Serasa em parceria com a Mindminers. O estudo indica que 35% dos universitários possuem dívidas em aberto com suas instituições de ensino.
Perfil das dívidas e causas do endividamento
Dentre os universitários endividados, 34% acumulam dívidas superiores a cinco mensalidades, enquanto 32% possuem débitos pendentes há mais de dois anos. O desemprego é apontado como principal razão para o endividamento por 22% dos entrevistados, seguido por problemas pessoais ou familiares (13%) e redução da renda (9%).
Outras dívidas e impacto na vida dos estudantes
A pesquisa também revelou que 62,3% dos alunos possuem outras dívidas além das acadêmicas. Entre essas, 55% são relacionadas a cartões de crédito, 36% a contas básicas e 32% a empréstimos pessoais. Como consequência do endividamento, 45% dos estudantes tiveram que adiar planos importantes em suas vidas.
Consequências emocionais do endividamento
O impacto emocional do endividamento é significativo, com 48% dos entrevistados relatando sintomas como ansiedade intensa, insônia ou estresse. Apenas 6% afirmaram não ter sofrido impacto emocional devido às dívidas. Thiago Ramos, especialista da Serasa em educação financeira, comenta que "o peso das dívidas vai muito além do financeiro, afetando o bem-estar e o desempenho dos alunos, dentro e fora da sala de aula. Muitas vezes também, esses débitos acabam adiando planos".
Iniciativas para negociação de dívidas
A Serasa disponibilizou mais de 7,8 milhões de ofertas para que 2,8 milhões de estudantes possam negociar suas dívidas com 77 instituições acadêmicas brasileiras, incluindo Estácio, Anhanguera e Pravaler. Os descontos podem chegar a 95%, com opções diversas de parcelamento e consolidação de boletos, disponíveis na plataforma Serasa Limpa Nome.
Situação em Minas Gerais
Em Minas Gerais, mais de 236 mil estudantes enfrentam dívidas com instituições de ensino superior. Para esse público, a Serasa oferece mais de 608 mil ofertas de negociação com 66 instituições locais, também disponíveis na plataforma Serasa Limpa Nome.