{{noticiaAtual.categoria.titulo}}

{{noticiaAtual.titulo}}

{{clima.temp}} °C

{{clima.description}} em

{{relogio.time}}

{{relogio.date}}
Certificação inédita pode impulsionar o setor de peixes ornamentais em Minas Gerais
Fonte da imagem: https://medias.itatiaia.com.br/dims4/default/8863494/2147483647/strip/true/crop/1199x675+1+0/resize/1000x563!/quality/90/?url=https%3A%2F%2Fk2-prod-radio-itatiaia.s3.us-east-1.amazonaws.com%2Fbrightspot%2F7e%2F2f%2Fed64cceb48acb33f31e1b50fe3ba%2Fdesign-se

Certificação inédita pode impulsionar o setor de peixes ornamentais em Minas Gerais

Instituto Mineiro de Agropecuária abre consulta pública para criar certificação oficial que visa valorizar e fortalecer a cadeia produtiva no estado

Por Admin

20/07/2025 20:00 · Publicado há 1 mês
Categoria: Economia

Minas Gerais, responsável por cerca de 70% da produção nacional de peixes ornamentais, pode obter uma certificação inédita que promete valorizar e fortalecer esse setor estratégico. O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) lançou uma consulta pública para instituir a certificação oficial de peixes ornamentais dentro do Programa Certifica Minas.

Consulta pública e regulamentação

A minuta da nova legislação está disponível no site do IMA, junto com um formulário para envio de contribuições, cujo prazo termina em 28 de julho. A cadeia produtiva do setor movimenta mais de R$ 10 milhões anuais e possui características distintas das produções tradicionais de pecuária e agricultura, como café e gado de corte. Em 2024, o IMA publicou a Portaria nº 2.325, que regulamenta a piscicultura ornamental em Minas Gerais, definindo critérios técnicos e legais para sua prática.

Objetivos da certificação

O IMA destaca que a certificação da produção é uma etapa fundamental para consolidar avanços já alcançados e ampliar a competitividade dos produtores mineiros. A portaria foi elaborada após análise técnica e discussão com especialistas, e a consulta pública permitirá que o setor conheça a proposta, envie críticas e sugestões, colaborando para a construção de um regulamento justo e aplicável. Conforme explica Luciana de Castro, membro da CPAR do IMA: "A consulta pública permite que o setor conheça a proposta, envie críticas e sugestões e ajude a construir um regulamento justo, aplicável e alinhado à realidade da cadeia produtiva".

Impactos esperados

Após o término do prazo para contribuições, as sugestões serão avaliadas e as alterações relevantes incorporadas, seguindo então para análise jurídica e publicação oficial. A certificação visa aprimorar a gestão, aumentar a sustentabilidade e fortalecer a competitividade da cadeia produtiva mineira. Cumprindo os requisitos, os produtores terão ganhos concretos em rastreabilidade, boas práticas e eficiência produtiva, possibilitando agregar valor aos produtos, acessar novos mercados e se beneficiar de políticas públicas, como a redução de 0,5% nas taxas de juros do Plano Safra.

Rogério Fernandes, gerente de certificação do IMA, ressalta: "A certificação será uma ferramenta importante para diferenciar a produção mineira no mercado. Ela vai garantir ao consumidor final mais segurança e permitir que o produtor tenha mais reconhecimento pelo trabalho responsável que realiza".

Relevância regional do setor

A iniciativa também considera o destaque do setor na Zona da Mata, que responde por cerca de 70% da produção nacional de peixes ornamentais. Um estudo de 2021 do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), campus Muriaé, indica que essa atividade garante o sustento de mais de 400 famílias distribuídas por municípios como Patrocínio do Muriaé, Vieiras, Eugenópolis, Miradouro, Barão do Monte Alto, Muriaé, Rosário da Limeira e São Francisco do Glória.

Esse site usa cookies.

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Termos de uso & Política de privacidade